
A coleta de lixo domiciliar noturna no Rio de Janeiro será antecipada nesta quarta-feira (24), véspera de Natal. O serviço, que normalmente ocorre à noite, começará a partir das 15h em todos os bairros da cidade, segundo a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb).
A mudança no cronograma faz parte de um esquema especial organizado para permitir que os garis consigam celebrar o Natal ao lado de suas famílias. Por isso, a orientação é que os moradores fiquem atentos aos novos horários e coloquem o lixo para fora mais cedo.
Coleta seletiva também sofre alteração
Além da coleta domiciliar, a coleta seletiva noturna no Rio de Janeiro também terá o horário ajustado nesta quarta-feira. O recolhimento de materiais recicláveis está programado para começar às 15h20.
Já no dia 25 de dezembro, data do Natal, o funcionamento dos serviços de limpeza urbana seguirá normalmente, sem alterações nos horários habituais.
Mudanças previstas para o fim do serviço em 2025
No último dia de 2025, a Comlurb repetirá o esquema especial. A coleta domiciliar noturna do Rio de Janeiro será antecipada novamente para as 15h no dia 31 de dezembro.
No entanto, haverá uma exceção importante. Em Copacabana, a coleta noturna não acontecerá no horário antecipado e foi remarcada para as 7h do dia seguinte, em 1º de janeiro.
Como fica o serviço no primeiro dia do ano
Nos locais onde a coleta domiciliar está programada para o dia 1º de janeiro, o serviço ocorrerá no horário habitual, sem mudanças.
Já a coleta seletiva no Rio de Janeiro não será realizada no dia 31 de dezembro. O serviço será retomado normalmente no dia seguinte, conforme o cronograma regular.