Rio

Polícia encontra carros carregados de explosivos no Rio

Descobertos carros carregados de explosivos no Rio de Janeiro. Polícia encontra granadas, detonadores e líquido inflamável.

Divulgação Polícia Civil
Divulgação Polícia Civil

Na manhã desta sexta-feira (11), a Polícia Civil do Rio de Janeiro localizou dois veículos abandonados em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, carregados com explosivos, granadas, detonadores e galões de líquido inflamável. Segundo as investigações, o material seria utilizado em disputas entre milicianos de facções rivais.

Explosivos e granadas encontrados

Os carros foram descobertos por equipes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), que acionaram o Esquadrão Antibombas da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) para desarmar os artefatos e garantir a segurança da área.

Os veículos estavam abandonados em uma região conhecida como João XXIII, próxima a escolas públicas e uma unidade de saúde. Em um dos carros, foi encontrada uma grande quantidade de granadas, enquanto o outro estava carregado com explosivos e gasolina.

Divulgação Polícia Civil

Disputa entre milicianos

A região, que anteriormente era dominada pelo miliciano Jacão, passou a ser disputada por criminosos após sua morte na semana passada. O assassinato teria sido orquestrado por rivais liderados pelo miliciano Paulo David Guimarães, conhecido como Naval, sucessor de Luiz Antônio da Silva Braga (Zinho), preso desde dezembro de 2023.

As investigações apontam que o grupo de Juninho Varão, aliado de Jacão, estaria se preparando para um contra-ataque, e o material apreendido pertenceria a essa facção.

Divulgação Polícia Civil

Operação em andamento

A área onde os veículos foram encontrados foi interditada por volta das 7h para que os explosivos fossem retirados em segurança. As escolas e a unidade de saúde nas proximidades também foram isoladas para proteger a população.

A polícia continua investigando para identificar todos os envolvidos no esquema criminoso e desarticular a facção. “As investigações seguem em curso para garantir a segurança dos moradores da área”, afirmou a Polícia Civil em nota.

Prisões relacionadas

Na quinta-feira (10), a Draco prendeu Vinícius Teles de Melo (VN), segurança do miliciano Naval. O criminoso foi capturado em Inhoaíba, também na Zona Oeste, após uma operação que encontrou fuzis, coletes balísticos e veículos roubados na casa de VN.