Rio

Paciente morre após ficar preso em elevador de hospital no Rio

Hospital no Rio: paciente morre após ficar preso em elevador. Caso será investigado pela direção do hospital.

Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier | Reprodução
Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier | Reprodução

Um paciente de 28 anos faleceu após ficar 16 minutos preso em um elevador do Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, no domingo (30).

A unidade, localizada na Zona Norte do Rio, relatou que houve queda e descarrilamento da porta do elevador.

Sérgio Gabriel, que sofria de uma doença crônica não especificada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), havia passado por uma reanimação cardiorrespiratória e estava sendo transferido de andar devido ao agravamento de seu quadro clínico.

Investigação e manutenção

A direção do hospital informou que abrirá uma sindicância para investigar o caso. Além disso, um novo conjunto de elevadores está em processo de licitação.

A direção do hospital também alegou que a unidade possui uma equipe de manutenção disponível 24 horas para reparos. Na manhã de domingo, dois elevadores estavam funcionando, e a equipe de manutenção foi deslocada para o local do acidente.

Problema recorrente

Funcionários do hospital afirmam que problemas com os elevadores não são inéditos. Mônica Armada, diretora do Sindicato de Enfermagem do Rio, explicou que Sérgio estava na enfermaria de neurologia e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Durante a transferência para a emergência, ele teve uma nova parada cardíaca dentro do elevador.

“Ele estava no elevador com a mãe e a equipe de enfermagem. Tentaram realizar as manobras de reanimação, mas o resgate demorou. Continuaram as manobras no chão do elevador, mas infelizmente ele não resistiu,” contou Mônica Armada.