
Uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro foi deflagrada nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (17) para cumprir mandados de busca e apreensão contra suspeitos de integrar um esquema de delivery de drogas ligado ao Comando Vermelho. A ação ocorre em comunidades do Complexo da Maré, na zona norte da capital, e também em municípios da Região dos Lagos.
De acordo com as informações divulgadas até o momento, equipes policiais entraram na comunidade da Nova Holanda e em outros pontos do Rio de Janeiro ainda durante a madrugada. Moradores relataram barulho de tiros no início da operação. Até agora, duas pessoas foram presas, além da apreensão de drogas e veículos.
Mandados cumpridos em diferentes regiões
Ao todo, os policiais civis cumprem 30 mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais têm como foco investigados por envolvimento com o tráfico de drogas, comércio ilegal de armas de fogo, munições e associação criminosa.
Segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro, os alvos foram identificados a partir de grupos em aplicativos de mensagens, usados para organizar entregas de entorpecentes.
Investigação apontou atuação estruturada
As investigações fazem parte de mais uma fase da Operação Contenção, coordenada pela Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos. O trabalho incluiu ações de inteligência e análise telemática, que permitiram mapear núcleos especializados na circulação de armamentos, na logística de munições e no abastecimento do tráfico de drogas.
Conforme a apuração, parte dos investigados atua a partir do Complexo da Maré, enquanto outros foram localizados fora da capital do Rio de Janeiro. A polícia também identificou um núcleo com atuação na Região dos Lagos e outro responsável pela distribuição de drogas em áreas da zona norte, utilizando um esquema de entrega.
Forças especializadas atuam na ação
A operação conta com a participação de agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais e de unidades do Departamento-Geral de Polícia Especializada. As diligências seguem em andamento ao longo do dia no Rio de Janeiro e em outras regiões envolvidas na investigação.