Rio

Novas barracas e sistema de som prometem mudar praias do Rio

Prefeitura lança protótipos de barracas de praia e inicia sistema de monitoramento de ruídos em quiosques da orla para melhorar ordenamento.

Os modelos de barracas seguem o que prevê o Decreto Municipal nº 56.160, de 27 de maio de 2025. Foto: Fábio Motta
Os modelos de barracas seguem o que prevê o Decreto Municipal nº 56.160, de 27 de maio de 2025. Foto: Fábio Motta

Rio de Janeiro - A Prefeitura do Rio apresentou neste sábado (6), em Copacabana, duas iniciativas voltadas ao ordenamento das praias: os novos protótipos de barracas de praia para comerciantes cadastrados e o sistema de monitoramento de ruídos em quiosques.

As medidas seguem critérios do Decreto Municipal nº 56.160, de maio de 2025, que estabelece novas regras para organização da orla, incluindo vistorias e atendimento a denúncias recebidas pelos canais oficiais.

Os modelos de barracas seguem o que prevê o Decreto Municipal nº 56.160, de 27 de maio de 2025. Foto: Fábio Motta

Barracas padronizadas

Desenvolvidas pela concessionária Orla Rio, com projeto do arquiteto Pedro Évora e do designer Marcus Wagner, as novas barracas buscam alinhar a identidade visual dos pontos de venda à estética da praia carioca.

Segundo o prefeito Eduardo Paes, os modelos ainda estão em fase de testes e serão avaliados com a participação dos próprios barraqueiros:

“É um protótipo que vai ser testado durante um mês. Se Deus quiser, no verão a praia estará devidamente organizada, com todos colaborando.”


Controle de poluição sonora

Outro destaque é o sistema de medição de ruídos nos quiosques, que já está em fase de calibragem. O equipamento foi instalado em 117 dos 309 quiosques sob gestão da Orla Rio e enviará dados sonoros ao Centro de Operações Rio (COR).

Com base nos relatórios, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal poderão aplicar multas e até cassar o alvará de estabelecimentos reincidentes.

O decreto permite música ao vivo e o uso de aparelhos sonoros entre 12h e 22h, além da venda de bebidas em garrafas de vidro sob regras específicas.


Fiscalização e autorregulação

O modelo adotado inclui autorregulação dos concessionários junto à fiscalização oficial da Prefeitura. Para o secretário de Ordem Pública, Marcus Belchior, a tecnologia vai ampliar a transparência:

“Mostra o interesse da Orla Rio e dos proprietários de quiosques em promover o bem-estar. Vai dar maior eficácia à fiscalização e transparência para o poder público e para o cidadão.”

A fase inicial do sistema contempla Copacabana, Leme, Ipanema, Leblon, Barra e Recreio, com previsão de expansão para toda a orla.