
Uma operação dramática mobiliza equipes de resgate na madrugada desta segunda-feira (2) após um desabamento no bairro do Maracanã, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Entre as vítimas, a pequena Ágata Valentina, de 8 anos, foi retirada com vida dos escombros e levada para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Méier.
Criança chamou pela mãe durante o resgate
Segundo o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, a menina manteve contato com os militares enquanto era localizada sob os destroços e chamava pela mãe, Michele Martins, de 40 anos, que não resistiu as ferimentos.
Ao todo, oito pessoas foram retiradas dos escombros, incluindo uma adolescente de 14 anos, também encaminhada ao Souza Aguiar para atendimento médico.
Como ocorreu o desabamento
De acordo com o coronel Fábio Contreiras, porta-voz da corporação, a estrutura que ruiu era composta por duas casas geminadas com quatro pavimentos. O acionamento aconteceu às 1h33, no endereço da Avenida Presidente Castelo Branco, número 298.
Mais de 50 militares participam da operação, com apoio de sete unidades especializadas, entre elas o Grupo de Operações Especiais (GOESP) e alunos do Curso de Operações de Salvamento em Desastres. Doze viaturas dão suporte às buscas.
Interdições e reflexos no trânsito
Por causa do trabalho de resgate, a Avenida Rei Pelé teve duas faixas interditadas no sentido Méier, na altura da Rua Oito de Dezembro, conforme informou o Centro de Operações Rio.
As causas do desabamento ainda serão investigadas por órgãos técnicos e pela Polícia Civil.