Rio

Incêndio em fábrica de óleo gera nuvem de fumaça sobre o Rio

Grande incêndio em fábrica de óleo na Ilha do Governador gera densa nuvem de fumaça sobre o Rio. Saiba mais.

Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais

Rio de Janeiro - Um incêndio de grandes proporções atingiu uma fábrica de óleo na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, no início da tarde deste sábado (8). O fogo, que se espalhou rapidamente, gerou uma densa nuvem de fumaça preta, visível de diversos pontos da cidade e da Região Metropolitana.

Explosões e mobilização dos bombeiros

De acordo com relatos de moradores, foram ouvidas explosões no local, identificado como a fábrica da Moove, situada na Rua Campo da Ribeira. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas às 12h36, inicialmente com apoio dos quartéis do Fundão, Central, Penha e Ilha do Governador.

Posteriormente, reforços dos quartéis de Campos Elísios, Barra da Tijuca e do grupamento técnico de suprimento de água de São Cristóvão também foram enviados, totalizando 65 bombeiros militares de 15 unidades no combate às chamas. Até o momento, não há informações sobre feridos.

Divulgação/GOV RJ

Impacto ambiental

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) foi acionado para avaliar os possíveis impactos ambientais provocados pelo incêndio. Técnicos da instituição estão no local acompanhando as ações de controle do fogo e verificando eventuais danos ao meio ambiente.

Divulgação/GOV RJ

Nota da empresa

Em comunicado oficial, a Moove informou que a fábrica estava inoperante no momento do incêndio e não houve registro de vítimas. A empresa destacou ainda que o fogo atingiu apenas a área produtiva da unidade, sem comprometer os tanques de armazenamento.

As causas do incêndio ainda serão investigadas.

Divulgação/GOV RJ

Nota completa da empresa:

“Um incêndio atingiu hoje a planta da Moove, na Ilha do Governador. Os bombeiros militares estão no local, nesse momento, atuando de forma efetiva no foco do incêndio para sua contenção e redução dos impactos. O incêndio está restrito à área da Moove e ocorreu na área produtiva da fábrica, sem atingir a área dos tanques de armazenamento. Todos os protocolos de segurança necessários estão sendo aplicados. A fábrica estava inoperante neste sábado, não há registro de vítimas.”