
Na manhã desta quarta-feira (10), o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi palco de uma invasão arriscada e ilegal. Dois homens acessaram o monumento, escalaram o braço direito da estátua e saltaram de paraquedas, pousando na Lagoa Rodrigo de Freitas. A Polícia Militar foi chamada, mas não conseguiu capturar os invasores. (Vídeo abaixo)
O caso está sendo investigado pela 7ª DP (Santa Teresa) como crime contra o patrimônio cultural. O Santuário Cristo Redentor, responsável pelo local, registrou a ocorrência e a Polícia Civil já solicitou imagens de segurança para tentar identificar os responsáveis.
O salto registrado em vídeo
O momento do salto foi registrado por acaso pelo guia de turismo David Moreira, que usou um drone para filmar a cena. O vídeo mostra um dos homens sentado na mão do Cristo, se equilibrando e se preparando para o salto. As imagens, que mostram o homem a uma altura impressionante, geraram muitos comentários nas redes sociais.
O próprio David Moreira expressou sua surpresa e descreveu a atitude como uma linha tênue entre “coragem extrema ou pura insanidade”. Ele inicialmente pensou que se tratava de uma gravação comercial.
A atitude dos paraquedistas foi amplamente criticada pelos seguidores de David, que consideraram o ato como falta de respeito, irresponsabilidade e uma busca por atenção.