TH Jóias e o governador Cláudio Castro | Reprodução
TH Jóias e o governador Cláudio Castro | Reprodução

Rio de Janeiro - Imagens do governador Cláudio Castro (PL) ao lado do ex-deputado estadual Thiego Raimundo de Oliveira Santos, conhecido como TH Jóias, viralizaram nas redes sociais nesta quarta-feira (29). O ex-parlamentar é acusado de intermediar a compra e venda de armas para o Comando Vermelho (CV), uma das maiores facções criminosas do país.

Em 8 de setembro, a 1ª Seção Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) decidiu, por unanimidade, manter a prisão preventiva de TH Jóias. Segundo as investigações, ele atuava na lavagem de dinheiro e mantinha vida de luxo em um condomínio na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

O relatório da Polícia Federal aponta que TH Jóias possuía ligação direta com líderes do Comando Vermelho nas comunidades do Complexo do Alemão, da Maré e de Parada de Lucas. Além de traficar drogas e armas, o ex-deputado também negociava equipamentos antidrones, usados para impedir operações policiais em áreas dominadas pela facção.

De acordo com o desembargador federal Macario Neto, o ex-deputado e sua esposa, Jéssica de Oliveira Lima, movimentaram mais de R$ 13 milhões entre 2021 e 2023. As movimentações incluíam depósitos fracionados, saques rápidos e operações suspeitas em terminais de autoatendimento.

“Instituições financeiras apontaram movimentações incompatíveis com a capacidade financeira do casal, além de evasão rápida de valores”, destacou o magistrado na decisão.

A repercussão das fotos ocorre em meio à operação mais letal da história do Rio, que deixou mais de 120 mortos, em operação liderada por Castro contra o Comando Vermelho no Rio. Nas redes sociais, internautas cobraram explicações sobre a proximidade entre o governador e o ex-deputado preso.