Rio

Disputa territorial: operação acontece na Zona Oeste do Rio

A operação de segurança pública é uma mobilização integrada em pelo menos 10 comunidades de 6 bairros da Zona Oeste.

Divulgação
Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (15), as forças de segurança do Estado do Rio de Janeiro iniciaram uma grande operação para ocupar 10 comunidades em seis bairros da Zona Oeste do Rio.

O objetivo é retomar territórios e coibir disputas entre traficantes e milicianos, que têm causado intensos confrontos na região há quase dois anos.

A operação foi idealizada com base em informações de inteligência e dados sobre crimes nas regiões alvo. Dois mil policiais civis e militares estão envolvidos na ação, que não tem prazo para terminar.

As comunidades ocupadas são: Cidade de Deus, Gardênia Azul, Rio das Pedras, Morro do Banco, Fontela, Muzema, Tijuquinha, Sítio do Pai João, Terreirão e César Maia. Rio das Pedras, em particular, é considerada o berço da milícia no estado.

Bairros Alvo da Operação

Os bairros onde a operação está sendo realizada incluem Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Recreio, Itanhangá, Vargem Grande e Vargem Pequena. Duas aeronaves blindadas estão sobrevoando as comunidades, e a operação conta com drones equipados com reconhecimento facial, 200 viaturas, 40 motocicletas e uma ambulância blindada.

Divulgação

Prisões e Apreensões

Até às 7h, a operação já resultou na prisão de Maicon Silva de Paula, detido em casa no Beco do Borracheiro, no Recreio, com 101 sacolés de maconha, uma pistola, 15 munições e R$ 60. O caso foi registrado na 42ª DP (Recreio). Os agentes também buscam cumprir mandados de prisão de criminosos que estão em aberto.

Divulgação