
Após cerca de duas horas e meia de buscas, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro localizou o corpo do piloto do avião de propaganda que caiu no mar de Copacabana, na Zona Sul do Rio, no início da tarde deste sábado (27). O corpo foi encaminhado ao 1º Grupamento Marítimo (Gmar), em Botafogo.
Segundo os Bombeiros, não houve feridos. No momento da queda, havia motos aquáticas e outras embarcações na água, o que exigiu atenção redobrada durante a operação.
Resgate é desmobilizado; retirada da aeronave será especializada
Com a localização do piloto, as equipes iniciaram a desmobilização do resgate. Permanecem no mar apenas militares que aguardam a retirada da aeronave, que será feita por empresa especializada contratada pela empresa proprietária do ultraleve.
Piloto estava no primeiro dia de trabalho
O piloto era o único ocupante do monomotor e estava no primeiro dia de trabalho, informou o subprefeito da Zona Sul, Bernardo Rubião. O acidente ocorreu por volta das 12h30, na altura do Posto 4, e a aeronave afundou poucos segundos após a queda.
Vídeos registrados por banhistas mostram o avião rebocando uma faixa publicitária no momento do impacto. Testemunhas relataram que o socorro chegou rapidamente ao local.
Aeronave partiu de Jacarepaguá
Funcionários do terminal confirmaram que o avião decolou do Aeroporto de Jacarepaguá pouco antes do acidente para realizar o serviço publicitário ao longo da orla.
FAB e Cenipa apuram as causas
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, por meio do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, iniciaram a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-AGB.
Segundo a FAB, essa fase inclui coleta e confirmação de dados, preservação de evidências, verificação inicial dos danos e o levantamento de informações necessárias para a investigação. As causas do acidente ainda são desconhecidas.