Rio

Confira data que vai faltar água em várias cidades do Rio

Com a previsão de onda de calor no Rio, a Cedae adia a manutenção do Sistema Guandu-Lameirão para evitar interrupção de abastecimento de água.

Divulgação
Divulgação

Com a previsão de uma intensa onda de calor nas duas primeiras semanas de setembro, a Cedae decidiu adiar a manutenção anual preventiva do Sistema Guandu-Lameirão para o dia 24 de setembro. Originalmente programado para esta quinta-feira (5/9), o serviço exigiria o desligamento do sistema e a interrupção da produção de água.

No entanto, diante das altas temperaturas previstas, que certamente aumentarão o consumo de água, a companhia optou por postergar a manutenção para minimizar os impactos na população.

A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (30/8) após reuniões entre a Cedae, as concessionárias responsáveis pela distribuição de água na Região Metropolitana, a Agenersa (Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio), e membros do Centro de Controle Operacional do Sistema de Saneamento do Estado.

Nova data e detalhes da manutenção

A manutenção, agora remarcada para o 24 de setembro, ocorrerá das 4h às 22h e incluirá a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu, o reservatório do Marapicu, e a Elevatória do Lameirão. Durante esse período, a produção de água será suspensa, afetando o abastecimento em diversas localidades, incluindo o município do Rio de Janeiro e cidades da Baixada Fluminense.

Orientações à população e objetivos da manutenção

A Cedae orienta os moradores das áreas afetadas a armazenar água antecipadamente e adiar tarefas que exijam alto consumo de água. Além dos reparos e ajustes habituais, a manutenção incluirá a instalação de válvulas dos macromedidores, equipamentos essenciais para controlar as perdas de água.

A distribuição de água durante a manutenção continuará sob a responsabilidade das concessionárias Águas do Rio, Iguá, e Rio+Saneamento, conforme suas respectivas áreas de atuação.

Cidades afetadas pela manutenção

  1. Rio de Janeiro
  2. Duque de Caxias
  3. São João de Meriti
  4. Nova Iguaçu
  5. Mesquita
  6. Nilópolis
  7. Belford Roxo
  8. Queimados

A medida visa garantir que a população não sofra com a falta de água durante o período de temperaturas elevadas, assegurando o conforto e bem-estar de todos.