Bibliotecas do Mundo
Foto: Divulgação

Em um ano simbólico para a cidade, o Rio de Janeiro celebra o livro com um convite especial ao público: um espetáculo gratuito no CCBB RJ. No sábado, 06 de dezembro, “Bibliotecas do Mundo” transforma a história da leitura em cena, com música, bonecos e grandes adereços — e entrada franca.

Espetáculo gratuito no CCBB RJ no dia 06/12

O CCBB Educativo – Lugares de Culturas apresenta o espetáculo “Bibliotecas do Mundo” no sábado, dia 06 de dezembro, às 14h, no Teatro 1 do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (1º andar). A apresentação é gratuita e ocorre no ano em que o Rio de Janeiro foi nomeado Capital Mundial do Livro pela UNESCO, sendo a primeira cidade de língua portuguesa a receber o título, em reconhecimento a iniciativas de promoção da leitura e inclusão social.

Bibliotecas do Mundo
Foto: Divulgação

“Bibliotecas do Mundo”: uma viagem da Antiguidade aos dias atuais

Inspirado no livro homônimo de Daniela Chindler, vencedor do Prêmio Malba Tahan e detentor do selo “altamente recomendável para crianças”, ambos concedidos em 2012 pela Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil (FNLIJ), o espetáculo convida o público a viajar pela história das bibliotecas — da antiguidade até os dias atuais.

Bibliotecas retratadas na montagem

Entre as instituições abordadas, estão:

  • Biblioteca de Alexandria — a mais célebre da Antiguidade;
  • Biblioteca Nacional — que chegou ao Brasil a bordo das caravelas;
  • Biblioburro — biblioteca itinerante que percorre a Colômbia no lombo de dois burros;
  • Biblioteca Mindlin — acervo raro reunido por um colecionador apaixonado por livros.

Elenco, formato e alcance social do projeto

Com quatro atores-cantores em cena, grandes adereços e bonecos, a montagem combina informação e entretenimento. Antes de chegar ao CCBB, o espetáculo percorreu escolas públicas cariocas, alcançando mais de dois mil estudantes, com apoio do Instituto Rede Cruzada, Parceiros da Educação do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Educação.

No elenco estão Adassa Martins, Gabriel Sant´Anna, Jess Araujo e Thiago Franzé. Os figurinos são de Flavia Rocha. A direção artística e as canções são de Guilherme Miranda.

Bibliotecas do Mundo
Foto: Divulgação

Serviço — CCBB Educativo – Lugares de Culturas

  • Local: Centro Cultural Banco do Brasil – 1º andar
  • Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
  • Data e horário: sábado, 06 de dezembro, às 14h
  • Espaço: Teatro 1
  • Entrada: gratuita
  • Telefone: (21) 3808-2070
  • E-mail: [email protected]

Classificação indicativa: Livre

Mais informações: bb.com.br/cultura

Redes sociais: facebook.com/ccbb.rj | Instagram: @ccbbrj | x.com/ccbb_rj | tiktok.com@ccbbcultura

Programação completa: ccbb.com.br/rio-de-janeiro/ccbb-educativo

Sobre o CCBB Educativo – Lugares de Culturas

O “CCBB Educativo – Lugares de Culturas” parte do princípio da ocupação: mais que um espaço, é um lugar. Além disso, reconhece a cultura popular como legítima e propõe um programa educativo que amplia o acesso estético, artístico e cultural à programação do CCBB RJ para todos os públicos. Dessa forma, constrói um espaço de criação, troca e discussão para produção de conhecimento crítico, alinhado com democracia, pluralidade de ideias e valores do CCBB.

O projeto é realizado pela Sapoti Projetos Culturais e oferece visitas mediadas, laboratório de artes, contação de histórias, mediação de leitura, vivências para crianças pequenas, encontro com professores e eventos em datas comemorativas. As atividades são voltadas para todos os públicos e inteiramente gratuitas, em um programa contínuo de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, aproximando o público da programação em cartaz.

Sobre o CCBB RJ

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico projetado pelo arquiteto do Império Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro.

São 36 anos ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura, com programação relevante e regular em artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias. Quando a cultura gera conexão, ela inspira, sensibiliza, amplia repertório, promove pensamento crítico e impacta vidas — e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de forma simples, inclusiva e representativa.