Camarotes com área superior a 200 metros quadrados na Marquês de Sapucaí deverão manter brigada de incêndio durante o carnaval no Rio de Janeiro. A medida faz parte do Plano de Prevenção contra Incêndios, divulgado nesta quarta-feira (14).
A quantidade máxima de pessoas permitida em cada espaço será definida a partir da largura das saídas de emergência. O objetivo é adequar a ocupação às condições reais de evacuação dos camarotes.
Fiscalização ficará a cargo do Corpo de Bombeiros
A verificação do cumprimento das regras será feita pelo Corpo de Bombeiros. As equipes irão avaliar possíveis obstruções nas rotas de fuga e as condições gerais de segurança dos camarotes instalados ao longo da avenida.
Segundo o coronel Tarcísio Salles, comandante da corporação e chefe da Defesa Civil do estado, uma ação preventiva já foi realizada na segunda-feira (12).
“Exigimos uma revisão de todo o o sistema de segurança contra incêndio e pânico”, disse Salles.
Liberação depende de aprovação do plano
Os ensaios técnicos do carnaval só serão autorizados para os camarotes que cumprirem integralmente o plano e forem aprovados pelo Corpo de Bombeiros. A liberação está condicionada à verificação de todas as exigências previstas no documento.
As medidas foram anunciadas após uma reunião realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Centro do Rio.
Reunião reuniu autoridades e organizadores do carnaval
Participaram do encontro o governador Cláudio Castro, o secretário de Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros, Tarcísio Salles, o presidente da Liesa, Gabriel David, além de representantes do Judiciário, da Defensoria Pública e da Secretaria de Segurança Pública.
A expectativa é reforçar a prevenção e reduzir riscos durante os eventos do carnaval na Sapucaí.