Rio

Bairros do Rio podem enfrentar até 3 dias de falta d'água; veja lista

Problemas no abastecimento de água no Rio de Janeiro: saiba quais bairros podem sofrer com até 3 dias de falta d'água.

Divulgação
Divulgação

A concessionária Águas do Rio alertou nesta sexta-feira (11) que diversos bairros das zonas Norte, Sul e Centro do Rio de Janeiro poderão sofrer com a falta de água por até três dias. A interrupção no fornecimento é consequência de reparos em uma adutora danificada, e o abastecimento será retomado gradualmente nas áreas afetadas.

Vazamento em adutora impacta abastecimento

Segundo a concessionária, na tarde de quinta-feira (10/10), foi iniciado o reparo de um vazamento em uma adutora atingida por terceiros durante uma obra em Jardim Guandu, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense. A partir desse momento, o abastecimento no Centro e em partes das zonas Norte e Sul da cidade começou a ser normalizado de forma gradual, processo que pode levar até 72 horas para ser concluído.

No entanto, bairros da Zona Norte enfrentam interrupções no fornecimento desde a noite de terça-feira (08/10), devido a outro vazamento em uma tubulação de 1,75 metro de diâmetro em Vila Valqueire. O conserto, que é mais complexo por envolver escavação em rochas, deve ser finalizado ainda hoje (11/10), com a retomada gradual do abastecimento nas próximas 72 horas.

Panorama do fornecimento

  • Abastecimento em normalização gradativa desde 10/10: Bancários, Benfica, Bonsucesso, Cacuia, Caju, Catete, Catumbi, Centro, Cidade Nova, Cocotá, Del Castilho, Engenho da Rainha, Estácio, Flamengo, Freguesia (Ilha), Gamboa, Glória, Higienópolis, Honório Gurgel, Lapa, Laranjeiras, Madureira, Mangueira, Manguinhos, Olaria, Osvaldo Cruz, Penha, Penha Circular, Pitangueiras, Praça da Bandeira, Ramos, Ribeira, Rocha, Rocha Miranda, Santo Cristo, São Cristóvão, São Francisco Xavier, Saúde, Tomás Coelho, Turiaçu, Vasco da Gama, Vicente de Carvalho, Vila Kosmos, Zumbi.
  • Abastecimento com previsão de retomada gradual a partir de hoje (11/10): Abolição, Água Santa, Bento Ribeiro, Cachambi, Cavalcanti, Campinho, Cascadura, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Engenheiro Leal, Encantado, Inhaúma, Jacaré, Lins de Vasconcelos, Marechal Hermes, Maria da Graça, Méier, Piedade, Pilares, Praça Seca, Quintino Bocaiuva, Riachuelo, Sampaio, Todos os Santos e Vila Valqueire.

Orientações para economia de água

A Águas do Rio orienta a população a fazer o uso racional da água, priorizando atividades essenciais e adiando tarefas que demandem maior consumo até a normalização do serviço. Para mais informações ou emergências, a concessionária está disponível pelo número 0800 195 0 195, que atende tanto por ligações gratuitas quanto via WhatsApp. Essa medida visa mitigar os impactos enquanto o fornecimento é restabelecido em toda a cidade.