Avião cai no mar em Copacabana durante voo publicitário

Um avião monomotor caiu no mar de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, no início da tarde deste sábado (27), na altura do Posto 4, próximo à Rua Santa Clara. A aeronave realizava um voo de publicidade aérea, rebocando uma faixa, quando ocorreu o acidente. (Vídeo abaixo)

O chamado para atendimento foi feito às 12h34, poucos minutos após a queda, e rapidamente mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, que atuam intensamente na região.

Aeronave afundou logo após a queda

De acordo com relatos de testemunhas, o avião atingiu o mar e afundou em poucos instantes, o que dificultou a visualização da aeronave logo após o impacto. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento da queda e a movimentação das equipes de resgate no local.

Até o momento, não há confirmação oficial sobre quantas pessoas estavam a bordo no momento do acidente.

Buscas seguem com apoio marítimo e aéreo

As operações contam com motos aquáticas, embarcações infláveis, mergulhadores e apoio aéreo. Por volta das 13h, os Bombeiros ainda realizavam buscas na área, delimitada por segurança devido à grande presença de banhistas e embarcações de lazer.

Uma testemunha relatou:

“O avião caiu e afundou muito rápido. Os jet skis começaram a procurar imediatamente.”

Avião saiu do Aeroporto de Jacarepaguá

Funcionários do terminal confirmaram que a aeronave havia decolado do Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, pouco antes do acidente, para realizar o serviço publicitário ao longo da orla.

FAB e Cenipa abrem investigação

Em nota oficial, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, por meio do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, foram acionados para a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-AGB.

Segundo a FAB, essa etapa inclui coleta e confirmação de dados, preservação de evidências e avaliação preliminar dos danos, servindo de base para a investigação das causas do acidente.

As autoridades informaram que novas atualizações serão divulgadas conforme o avanço das buscas e da apuração técnica.