Rio de Janeiro - A Cedae programou a interrupção temporária da produção de água tratada no Sistema Guandu na próxima terça-feira, dia 20 de maio, das 0h às 20h, para a realização de manutenção preventiva, com foco na modernização e na eficiência operacional. Durante esse período, o abastecimento será suspenso em diversas localidades do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense, incluindo Duque de Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Queimados e São João de Meriti.
A paralisação permitirá a instalação de macromedidores, dispositivos que garantem maior precisão na medição de grandes volumes de água enviados às concessionárias, além de ajustes técnicos, reparos estruturais e ações para reduzir perdas no sistema.
“Esses serviços são fundamentais para mantermos a operação segura e eficiente do sistema. Conseguimos agir de forma preventiva e melhorar o controle sobre o volume de água fornecido”, destacou Daniel Okumura, diretor de Saneamento e Grande Operação da Cedae.
Recomendações à população
A normalização do abastecimento começará a partir das 20h de terça-feira, mas o processo será gradual, podendo levar até 72 horas — especialmente em áreas mais altas ou distantes dos centros de distribuição.
A Cedae e as concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento orientam a população a:
- Armazenar água com antecedência para necessidades básicas;
- Evitar atividades que demandem grande consumo de água durante o período;
- Utilizar a água com economia até que o serviço seja plenamente restabelecido.
Durante a suspensão, serviços emergenciais com caminhões-pipa estarão disponíveis para unidades de saúde, como hospitais e clínicas.
A Águas do Rio, responsável pela distribuição em parte da capital e da Baixada, realizará mais de 40 ações operacionais aproveitando a parada, como reparos e modernizações que seriam inviáveis com o sistema em funcionamento.
O atendimento ao público seguirá pelo 0800 195 0 195, com suporte gratuito por telefone e WhatsApp.