Rio

Abastecimento de água é interrompido no Rio de Janeiro

Abastecimento de água é interrompido no Rio de Janeiro. Moradores enfrentam desafios devido a reparo emergencial em adutora.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Com os termômetros podendo atingir 42°C nesta segunda-feira (17), de acordo com o Alerta Rio, moradores de 37 bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro enfrentam um desafio adicional: a falta de água. A Águas do Rio anunciou a interrupção do abastecimento devido a um reparo emergencial em uma adutora em Benfica.

Quando o abastecimento será normalizado?

Segundo a concessionária, as equipes estão atuando para concluir o serviço até o fim da noite. No entanto, a normalização do fornecimento ocorrerá de forma gradual e pode levar até 72 horas. Áreas mais altas e mais afastadas do sistema podem enfrentar atrasos maiores na retomada da distribuição.

Quais bairros ficarão sem água?

A interrupção afeta diversas regiões da Zona Norte do Rio, incluindo:

  • Abolição, Água Santa, Benfica, Brás de Pina, Cachambi, Cavalcante, Coelho Neto, Colégio, Del Castilho, Encantado, Engenho Dentro, Engenho da Rainha, Engenho Novo, Higienópolis, Inhaúma, Irajá, Jacaré, Madureira, Maguinhos, Méier, Olaria, Piedade, Penha, Penha Circular, Pilares, Quintino Bocaiúva, Riachuelo, Rocha, Sampaio, São Francisco Xavier, Todos os Santos, Tomás Coelho, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha e Vista Alegre.

Orientações da Águas do Rio

Diante da falta d’água em um período de calor extremo, a concessionária recomenda:

  • Economizar água, priorizando atividades essenciais.
  • Evitar desperdícios, adiando tarefas que exigem grande consumo.
  • Manter caixas d’água e cisternas abastecidas, sempre que possível.

Calor extremo: Rio de Janeiro no Nível de Alerta NC4

A situação ocorre em meio à onda de calor intenso que atinge a cidade. Às 12h35 desta segunda-feira, o Rio de Janeiro alcançou, pela primeira vez, o Nível de Calor 4 (NC4), a segunda categoria mais alta do Protocolo de Enfrentamento ao Calor Extremo da prefeitura. Esse nível é decretado quando as temperaturas variam entre 40°C e 44°C por pelo menos três dias consecutivos.

A Águas do Rio reforça que o reparo não foi uma decisão programada, mas sim uma emergência, e que está trabalhando para restabelecer o fornecimento o mais rápido possível.