Na tarde desta terça-feira (30), uma operação de fiscalização da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) no Mercado Megabox, em Olaria, resultou na apreensão de 18 toneladas de sabão em pó Omo falsificado. A ação foi desencadeada após denúncias recebidas na semana anterior.
A equipe da Sedcon conseguiu identificar os produtos falsificados com a ajuda de dispositivos de identificação fornecidos pela Unilever, empresa proprietária da marca Omo. Os agentes notaram que as embalagens falsificadas eram seladas de maneira rudimentar, com cola quente, em contraste com o método industrial usado nas embalagens legítimas, que não deixa marcas visíveis.
Outros indícios de falsificação incluíam a lingueta de abertura: nas caixas verdadeiras, o serrilhado vai até o final da palavra “puxe” e a lingueta é picotada. Já nas falsificações, a lingueta é inteira e o serrilhado se estende até o fim da caixa.
Adicionalmente, as caixas verdadeiras possuem um holograma visível sob luz negra, ausente nas falsas. A tinta usada para imprimir a data de validade nas caixas falsificadas também se destacava facilmente ao ser esfregada com o dedo.
Medidas e Consequências
O Mercado Megabox foi autuado, e um processo administrativo será instaurado para investigar e aplicar as sanções adequadas. Não houve prisões, pois, de acordo com a Sedcon, esse tipo de ocorrência não justifica prisão em flagrante.