
As escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro iniciam, nesta sexta-feira (28), a programação dedicada ao Dia Nacional do Samba. O evento ocupa a Cidade do Samba com minidesfiles e apresentações de artistas como Mumuzinho, Martinho da Vila e Zeca Pagodinho. Para entrar, o público deve levar 1 kg de alimento não perecível.
A programação segue até domingo (30) e reúne quatro agremiações por noite, além de uma abertura fixa com o grupo Puxadores do Samba.
Atrações musicais e desfiles no Rio de Janeiro
A primeira noite marca a apresentação de Mumuzinho, que divide a programação com Acadêmicos de Niterói, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Mangueira.
No sábado (29), Martinho da Vila assume o palco, enquanto Mocidade Independente de Padre Miguel, Beija-Flor, Viradouro e Unidos da Tijuca fazem seus minidesfiles.
Já no domingo (30), Zeca Pagodinho encerra o evento, acompanhado de Paraíso do Tuiuti, Vila Isabel, Grande Rio e Salgueiro.
Horários e estrutura do evento
Os portões da Cidade do Samba abrem às 19h na sexta-feira (28) e às 18h no domingo (30). No sábado (29), a entrada será antecipada para as 17h por causa da final da Copa Libertadores entre Flamengo e Palmeiras.
O evento conta com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei do ISS.
Expectativa para o público
O presidente da Liesa, Gabriel David, destacou que a proposta é reunir os foliões para acompanhar o trabalho das escolas e celebrar o Dia Nacional do Samba. Segundo ele, a intenção é ver a Cidade do Samba cheia durante os três dias de programação.
O carnavalesco da Viradouro, Tarcísio Zanon, também ressaltou o peso do evento, afirmando que o minidesfile se tornou o primeiro contato do público com alegorias, fantasias, comissão de frente e samba-enredo já definido.
A rainha de bateria da Paraíso do Tuiuti, Mayara Lima, reforçou o clima de preparação para o Carnaval. Para ela, o minidesfile virou um aquecimento importante para os ensaios técnicos na Sapucaí e, neste ano, o figurino terá referência aos ritmos cubanos.
Corrida de 5 km marca novidade no Rio de Janeiro
Além das três noites de atrações, os foliões poderão participar, pela primeira vez, de uma corrida de 5 km, saindo do Sambódromo em direção à Cidade do Samba. As inscrições são feitas no site oficial.