Região Serrana

Serra de Teresópolis é totalmente fechada devido às fortes chuvas

Fique atento: a Serra de Teresópolis é totalmente fechada por conta das fortes chuvas. Veja as últimas atualizações sobre a situação.

Arquivo/Serra de Teresópolis
Arquivo/Serra de Teresópolis

Teresópolis - A concessionária Ecovias Rio Minas anunciou, no início da tarde deste sábado (05/04), a interdição total da Serra de Teresópolis, na BR-116/RJ, devido ao volume elevado de chuvas fortes que atingem a região. O trecho, que conecta o Rio de Janeiro à cidade serrana de Teresópolis, foi fechado preventivamente por medida de segurança.

“Atenção! Devido às fortes chuvas, o trecho de Serra da BR-116/RJ, que liga o Rio de Janeiro à Teresópolis está totalmente interditado. A concessionária segue em estágio de alerta e monitorando o trecho.”, informou a concessionária.

Apesar de não haver registro de deslizamentos até o momento, o fechamento segue o protocolo de segurança em áreas de risco, por conta da possibilidade real de desastres naturais como quedas de barreiras e desmoronamentos.


Teresópolis entra em estágio de atenção após chuvas intensas

Mais cedo, a Defesa Civil de Teresópolis emitiu um alerta de Estágio de Atenção, motivado pela persistência das chuvas e pelos índices acumulados nas últimas 24 horas. Já foram registrados alagamentos e quedas de árvores em diferentes pontos da cidade e em localidades da zona rural.

Até o momento, há três desalojados — um adulto e duas crianças — que já estão sendo acolhidos na residência de familiares.

Equipes da Defesa Civil já percorreram os bairros e comunidades de Vale da Revolta, Pimentel, Rosário, Pedreira, Corta Vento, Santa Cecília e Perpétuo para monitoramento e atendimentos emergenciais.


Alerta de risco continua

A recomendação da Defesa Civil é que moradores em áreas de risco fiquem atentos aos alertas e, se necessário, busquem abrigo em locais seguros. O tempo segue instável e a previsão é de mais chuva nas próximas horas, o que pode agravar a situação.