Petrópolis - Diante da previsão de chuvas fortes e risco de deslizamentos no fim de semana, a Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nesta sexta-feira (4). As aulas da rede municipal também foram suspensas como medida preventiva, com recomendação estendida às escolas particulares.
A decisão foi tomada com base em alertas emitidos pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), INMET e a própria Defesa Civil de Petrópolis, que apontam alto risco de alagamentos, deslizamentos e chuva volumosa na região.
Menos circulação, mais segurança
Segundo o prefeito Hingo Hammes, a ação busca reduzir a circulação de pessoas e garantir que as equipes de emergência e trânsito atuem com mais eficiência em caso de necessidade.
“Com menos gente nas ruas, conseguimos preservar vidas e facilitar a ação das equipes de socorro e da Defesa Civil”, explicou o prefeito.
O decreto com todas as orientações foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial e está disponível no site oficial da Prefeitura: petropolis.rj.gov.br.
Serviços essenciais continuam funcionando
Apesar da suspensão das atividades administrativas e escolares, os serviços essenciais não serão interrompidos. Seguem em operação normal:
- Unidades de saúde e atendimentos emergenciais
- Defesa Civil
- Guarda Civil Municipal (GCM)
- Comdep (Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis)
- CPTrans (Trânsito e Transportes)
- Secretaria de Assistência Social
Defesa Civil segue monitorando e emitindo alertas
O secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes, informou que os modelos meteorológicos continuam sendo analisados em tempo real, e que os alertas e orientações à população estão sendo reforçados por todos os canais oficiais.
“Nosso foco é manter a população segura e bem-informada. A qualquer sinal de risco, novos avisos serão emitidos”, destacou o secretário.
A Prefeitura reforçou que a população deve evitar áreas de risco, seguir as recomendações da Defesa Civil e manter-se atenta aos comunicados.