Neste domingo (23), foi localizada uma tartaruga do tipo gigante, ainda viva, na Praia de João Fernandes, em Búzios. A Secretaria do Ambiente e Urbanismo foi acionada e trabalhou em conjunto com o CTA Serviço em Meio Ambiente para remoção e recuperação do animal. De acordo com a prefeitura, o animal foi encontrado ainda vivo.
“Apesar da significativa aglomeração em torno do cetáceo, a recomendação é que nesta situação o animal não deve ser devolvido ao mar. Esse encalhe na praia pode significar esgotamento físico e problemas de saúde, como ingestão de plástico. Nesse quadro, apenas o correto atendimento veterinário especializado pode salvá-lo, sendo infrutífera e extenuante para a tartaruga sua devolução ao mar, podendo ocasionar a morte do animal.” informou a prefeitura de Búzios, em nota.
O animal, foi resgatado já morto, pela equipe do Instituto BW e Guarda Marítima Ambiental com apoio da Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.
“Vale frisar que tal procedimento deve ser seguido em caso de encalhe de outros animais marinhos, como golfinhos. O número excessivo de curiosos buscando observar o cetáceo, não facilita o trabalho de recuperação do animal. A Secretaria do Ambiente e Urbanismo, informa que, caso seja localizado animal marinho nas praias do município, o CTA deve ser acionado no telefone (27) 99590-4038. Também pode acionar as equipes da Secretaria ou Guarda-vidas.” ressaltou por meio de nota, a prefeitura de Búzios.