
Búzios, um dos destinos turísticos mais consolidados do Rio de Janeiro, ainda enfrenta obstáculos de conexão logística e mobilidade. Agora, a chegada de uma nova administradora ao aeroporto de Búzios promete ampliar o fluxo de voos e facilitar o acesso de visitantes do Brasil e do exterior.
Dix Aeroportos assume a gestão do aeroporto de Búzios
A Dix Aeroportos foi contratada pelo Grupo Modiano para administrar o seu aeroporto civil público localizado em Búzios (RJ). Com mais de 20 anos de experiência no setor, a empresa assume o comando do aeródromo com a meta de ampliar o fluxo de aeronaves executivas e helicópteros, buscando facilitar a mobilidade de visitantes brasileiros e estrangeiros.
“Queremos posicionar o aeroporto como indutor do crescimento regional, agregando valor aos negócios locais e fortalecendo o destino como referência nacional e internacional”, afirma Samuel Prado, diretor-executivo da Dix Aeroportos.

Gargalos de mobilidade ainda limitam o potencial do destino
Mesmo sendo um destino turístico consolidado e com ótima infraestrutura, Búzios ainda convive com gargalos na conexão logística e na mobilidade. A cidade fica a quatro horas de carro do Rio de Janeiro e a sete horas de São Paulo, o que reforça a importância de alternativas de acesso mais rápidas e eficientes.
Por isso, a chegada do novo operador — apontado como detentor de grande conhecimento e expertise no mercado — é vista como positiva por setores ligados ao aeroportuário e ao turismo.
Aeródromo Umberto Modiano: expectativa de modernização e expansão
A nova gestão do Aeródromo Umberto Modiano também é bem recebida por empresários de outros segmentos econômicos da região. Para esse grupo, um equipamento modernizado e qualificado é ferramenta importante para a expansão econômica sustentável de Búzios e para o público frequentador da região.
O que a nova administração quer impulsionar
- Mais voos de aeronaves executivas
- Ampliação de operações com helicópteros
- Melhoria do acesso e da mobilidade de visitantes
- Fortalecimento do aeroporto como vetor de crescimento regional
Experiência da Dix em aeroportos no Brasil
A Dix lidera o consórcio NOA, responsável pela administração dos aeroportos internacionais de Belém (PA) e Macapá (AP). No Nordeste, a empresa atua em terminais localizados em polos turísticos como Fernando de Noronha (PE), Jericoacoara (CE) e Canoa Quebrada (CE). Em São Paulo, a operação ocorre em consórcio, com 11 aeroportos regionais, com destaque para São José do Rio Preto, Araçatuba e Presidente Prudente.
Plano mira polo de serviços e sinergia com o Aretê
“Acreditamos fortemente no desenvolvimento de Búzios e seu entorno a partir da criação de um pujante polo de serviços e do impulsionamento da economia local, por meio do esforço conjunto com o trade turístico, a administração pública e empresários de diferentes setores da economia, incluindo o segmento imobiliário”, ressalta Fábio Fischer, diretor do Grupo Agemar, holding que controla a Dix Aeroportos.
Segundo ele, o Aeroporto de Búzios, pela posição e localização estratégicas, tem vocação para:
- Implantação de hangares
- Serviços customizados para hotéis
- Receptivos de valor agregado
- Comércio
- Centros de convenções e corporate centers
- Parcerias com empresas do setor imobiliário
Fischer destaca ainda que os planos incluem uma nova abordagem com empresas aéreas nacionais e internacionais, visando viabilizar futuros investimentos para a ampliação do terminal e permitir a movimentação de aeronaves maiores.
Para ele, a nova operação do aeroporto adjacente ao complexo imobiliário Aretê, a sinergia com o empreendimento e com o Grupo Modiano sinalizam o início de uma trajetória de desenvolvimento e de um futuro promissor e perene para a região.
Quem é o Grupo Agemar
Com 42 anos de existência, o Grupo Agemar atua com foco em soluções integradas de infraestrutura para operações portuárias, administração de aeroportos, logística integrada, transporte marítimo, pátios de triagem e atividades afins, em um modelo de infraestrutura “as a service”.