Niterói - O Recicla Niterói, programa inovador lançado pela Prefeitura de Niterói, em parceria com a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e a Secretaria Municipal de Assistência Social, está promovendo uma verdadeira revolução na coleta seletiva da cidade. Além de reforçar práticas sustentáveis, o projeto destaca-se por sua inclusão social, oferecendo oportunidades de trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade.
De desemprego à nova esperança: histórias de transformação
A iniciativa já está mudando a vida de moradores como Priscila Marques Matheus, de 42 anos, que reside no Morro do Estado e estava desempregada há anos. Mãe de três filhos, ela encontrou no programa uma chance de recomeçar:
“Estava parada sem conseguir trabalho há muito tempo, quando passei por essa rua para deixar meus filhos na escola e vi que estavam selecionando catadores, foi quando me candidatei. Com certeza, será muito bom para mim e meus filhos essa oportunidade”, comemora Priscila.
Outra beneficiária é Roseli Pompeu de Araújo, 46 anos, da Comunidade do Sabão. Morando sozinha, ela celebra a perspectiva de um ano novo com renda e dignidade. Para Adriana Correa Rodrigues, 52 anos, da Comunidade Santo Cristo, no Fonseca, o projeto significa independência:
“Meus filhos estão criados, eu moro sozinha e tenho que ter uma renda para me sustentar, este trabalho vai ser bom para mim”
Como funciona o Recicla Niterói
O programa iniciou suas atividades no bairro Icaraí, nas ruas Ator Paulo Gustavo e Tavares de Macedo, instalando 12 contentores de 1.000 litros para resíduos recicláveis. A ação visa evitar que sacos sejam rasgados e lixo espalhado.
- Participação da comunidade: Mais de 300 condomínios e estabelecimentos comerciais foram orientados pela Clin sobre a separação correta de resíduos.
Capacitação e inclusão de catadores
Até agora, 66 pessoas em situação de rua foram cadastradas no projeto, e 12 delas selecionadas para trabalhar na cooperativa Rede Central Niterói. Os catadores foram capacitados para realizar a separação e organização dos materiais recicláveis no galpão da cooperativa, localizado na Rua Padre Anchieta.
Sustentabilidade em ação
O Recicla Niterói é mais um exemplo do compromisso da cidade com a sustentabilidade, somando-se a outros programas como:
- Comunidade Sustentável
- PEV (Programa de Entrega Voluntária)
- PES (Programa de Entrega Sustentável)
- Rotas de Coleta
- Coleta Seletiva nas Escolas
- Porta a Porta, pioneiro no Brasil.
Segundo Luiz Fróes, presidente da Clin:
“Devemos ressaltar que o Recicla Niterói é um projeto pioneiro e muito importante, mas há outras modalidade que vem sendo desenvolvidas há muito tempo, como o Comunidade Sustentável, que está avançando cada vez mais por toda a cidade, o PEV (Programa de Entrega Voluntária), o PES (Programa de Entrega sustentável), Rotas de Coleta, Coleta Seletiva nas Escolas e Porta a Porta, que é o mais antigo e que levou Niterói a ser a primeira cidade do país a ter um programa de reciclagem. Também foi lançado nesta gestão o painel interativo que deixa todos os dados transparentes sobre a Clin para que qualquer cidadão possa consultar as informações, é só acessar o nosso site”
Educação ambiental e conscientização
Funcionários estarão disponíveis junto aos contentores, de segunda a sábado, para orientar a população sobre o descarte correto de resíduos, utilizando materiais informativos visuais.
Para a moradora de Icaraí Luciana Freitas, 52 anos, o programa já trouxe benefícios visíveis:
“Meu prédio não participa da coleta seletiva mas eu quero que façam adesão ao que a Prefeitura faz . Venho conversando com a síndica sobre a importância da separação de resíduos. Adorei ver esses contêineres aqui instalados ao longo da via. Já até trouxe todo material reciclável que eu já havia separado lá em casa. Espero que a população participe”
Participe do programa
O Recicla Niterói já está promovendo impactos positivos para a cidade e seus moradores. Faça parte dessa transformação sustentável e ajude a construir um futuro mais inclusivo e responsável.