Na próxima quarta-feira (1º), dia primeiro de maio de 2024, milhões de trabalhadores poderão desfrutar de um dia de folga devido ao feriado nacional do Dia do Trabalhador.
Em algumas regiões, o feriado é marcado por eventos públicos e comemorações, enquanto em outras áreas predominam protestos e manifestações. Devido à celebração, é comum que muitos estabelecimentos comerciais alterem seu horário de funcionamento ou permaneçam fechados.
O Dia do Trabalhador, que se celebra todo dia 1º de maio, tem suas origens no movimento trabalhista do século XIX, que lutava por melhores condições de trabalho e pela redução da jornada laboral.
Essa data ganhou destaque a partir dos eventos de 1º de maio de 1886, quando a Revolta de Haymarket ocorreu em Chicago, Estados Unidos. Durante este evento, trabalhadores reivindicavam melhores condições e se envolveram em confrontos violentos com a polícia.
No Brasil, assim como em muitos outros países, o Dia do Trabalhador é oficialmente reconhecido como feriado, conforme determina a Lei nº 662, de 1949.