O III Encontro de Inovação e Empreendedorismo em Turismo realizado pelo Núcleo de Pesquisa em Turismo da Unigranrio (NPTU) e coordenado pela professora Deborah Zouain com financiamento da FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) contará com a participação do professor da Faculdade de Turismo da UFF, Eduardo Vilela, que abordará o tema “Nômades Digitais”.
“A busca por um novo estilo de vida e de trabalho integrado às tecnologias digitais tem impulsionado o nomadismo digital, estabelecendo desta forma uma relação direta com o turismo. Necessário se faz aprofundar o seu entendimento, cada vez mais perceptível em diferentes países e regiões, com características diversas, ora urbanas, de alta densidade, ora rurais, na predominância de espaços naturais. As interfaces entre trabalho remoto, lazer e bem estar parece ser predominante no entendimento do fenômeno.” comentou Vilela.
O tema desperta a curiosidade de muitos, sobretudo nesse momento de pandemia e isolamento social, que teve um grande aumento no número de empreendedores digitais. Nômade digital é um indivíduo que aproveita a tecnologia para realizar as tarefas de sua profissão de maneira remota e ao não depender de uma base fixa para trabalhar, conduz seu estilo de vida de uma maneira nômade.
O evento será realizado virtualmente nos dias 26 e 27 de maio, das 14h às 17h. O principal objetivo é estimular a interação entre os diferentes atores do Turismo para que a inovação no destino aconteça. A programação conta também com a apresentação de pesquisadores, empresários, gestores públicos de turismo, além de representantes da sociedade civil. Os interessados devem se inscrever pelo link: https://tinyurl.com/4HT-Inscricao