Cidades

Prefeitura de Niterói vai implementar projeto-piloto de segurança com guardas municipais

Secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, em reunião com moradores de São Francisco. Foto: Bruno Eduardo Alves
Secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, em reunião com moradores de São Francisco. Foto: Bruno Eduardo Alves
Objetivos são combater desordem pública, aumentar a sensação de segurança e baixar índices criminais no município

A Prefeitura de Niterói anunciou por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), que inicia neste mês de março um projeto piloto de patrulhamento preventivo com a Guarda Municipal. De acordo com o executivo, o objetivo é diminuir os índices de desordem pública, aumentar a sensação de segurança e colaborar para a diminuição dos índices de criminalidade nos bairros. “O programa é mais uma ferramenta disponibilizada pela prefeitura para o atendimento à população. O projeto será implantado inicialmente no bairro de São Francisco, na Zona Sul da cidade, baseado fundamentalmente em uma ação articulada com a comunidade local.” informou.

Para garantir que o projeto piloto tenha apoio da população e possa ser feito de acordo com as necessidades do bairro, o secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, e o Inspetor Geral da Guarda Municipal, Paulo Brito, se reuniram com moradores de São Francisco nesta terça-feira (28). O patrulhamento já existente no bairro terá o reforço de agentes utilizando bicicletas elétricas.

“Vamos entrar na fase dos testes. É um projeto experimental em que contaremos com o apoio da população. Vamos atuar de acordo com suas demandas, mas as equipes, além do patrulhamento normal, coletarão informações para garantir maior agilidade no atendimento aos moradores, trabalhando com uma maior aproximação de nossos guardas com os cidadãos. Será um patrulhamento preventivo baseado numa abordagem de proximidade com a sociedade”, explicou o secretário Paulo Henrique de Moraes.

A atuação dos guardas municipais acontecerá no polígono entre a Avenida Presidente Roosevelt até a Avenida Ruy Barbosa, e o outro Avenida Quintino Bocayuva até a Praça Emílio Abunamam, em sua fase inicial. “Estaremos diariamente com as equipes da ronda de bicicleta e nossas equipes de patrulhamento de rotina. Nosso termômetro será o contato diário com os moradores de que nossas estratégias estão sendo bem empregadas e de forma a atender o que o cidadão precisa, mostrando aos nossos guardas no dia-a-dia”, explicou o inspetor geral da Guarda Municipal, Paulo Brito.

“Além disso, a população pode contar com os já existentes canais de comunicação o 153, e o whatsapp do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), além do grupo de apoio criado pelos moradores do qual os Guardas farão parte. A população receberá atendimento de Guardas Municipais treinados e experientes para agilizar os atendimentos.” informou a prefeitura.