
Niterói - A paisagem urbana de Niterói começa a mudar com a remoção de fios emaranhados dos postes em ruas e avenidas das zonas Norte e Sul. Em apenas três meses de gestão, a Prefeitura de Niterói, sob comando do prefeito Rodrigo Neves, já retirou 36 toneladas de cabos obsoletos, como parte da Operação Caça-Fios, uma das metas prioritárias dos 100 primeiros dias de governo.
A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), mobiliza equipes em diferentes turnos para reorganizar a fiação de telecomunicações em desuso e corrigir o visual poluído dos postes da cidade.
“O sucesso da Operação Caça-Fios demonstra que, com planejamento e ação coordenada, podemos enfrentar os desafios urbanos e melhorar a infraestrutura de Niterói, elevando os padrões de limpeza e conservação da nossa cidade. Vamos fazer da nossa cidade a melhor cidade para se viver do Brasil”, declarou o prefeito Rodrigo Neves.
Além de embelezar a cidade, o projeto tem impacto direto na segurança de pedestres e motoristas. Todo o material removido é encaminhado para reciclagem, reforçando o compromisso ambiental da gestão. O plano também prevê a colaboração com empresas de telecomunicação, que devem seguir um cronograma de organização e retirada da fiação.
Segundo a secretária Dayse Monassa, o objetivo é melhorar tanto a estética quanto a segurança da rede urbana:
“A equipe da Seconser tem se empenhado ao máximo para que a retirada dos fios seja feita de maneira segura e eficiente. Esse trabalho não só melhora a estética da cidade, mas também contribui para a segurança e funcionalidade da infraestrutura urbana”
Moradora do bairro Ingá, a aposentada Rosane Oliveira aprovou a iniciativa:
“A cidade precisava mesmo desse serviço. Esses fios soltos enfeiam muito Niterói. E fica perigoso também, né? Fico com medo de passar pelas ruas e enroscar em algum deles. Alerto sempre a minha neta para ter cuidado ao caminhar”
A Operação Caça-Fios em Niterói seguirá de forma permanente, com base em um cronograma municipal. O objetivo é alcançar todas as regiões da cidade, promovendo ordem, segurança e sustentabilidade no espaço urbano.