Cinco novas viaturas foram entregues para reforçar a Patrulha Escolar
A Prefeitura de Niterói pagou ontem (14/05) uma gratificação, que varia de R$ 300 a R$ 1,5 mil, a 418 guardas municipais que trabalham na região central da cidade, dando apoio às policias civil e militar no combate à violência. Segundo a Prefeitura a gratificação foi paga devido à redução dos índices de criminalidade, no terceiro trimestre de 2017, na área da 76ª DP (Centro, Gragoatá, Ingá, São Lourenço, Bairro de Fátima e Ponta D’Areia), divulgada pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). De acordo com o ISP, houve redução no roubo de rua; letalidade violenta, que inclui homicídios, latrocínio e morte decorrente de intervenção policial; e roubo de veículos.
“Niterói tem provado que é possível trabalhar com ação integrada, como a que vem acontecendo com forças de segurança. Num contexto de grave crise do Estado, não faltamos e não faltaremos com apoio às forças de segurança. Vamos continuar ajudando o Estado por conta dos momentos de crise. Por isso também esse prêmio é importante. Decidimos pagar esta gratificação à guarda, e aguardaremos o estado resolver as questões burocráticas para podermos pagar, também, os policiais civis e militares”, afirmou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.
Durante a solenidade, Rodrigo Neves entregou cinco novas viaturas, que serão utilizadas para reforçar o programa Patrulha Escolar. Neves enfatizou que, desde que assumiu a gestão municipal, vem realizando diversos investimentos na Guarda Municipal.
“Construímos a Cidade da Ordem Pública, nova sede da guarda, realizamos um concurso e pagamos gratificações aos guardas. Tenho compromisso com essa guarda que admiro e respeito. Estou feliz em pagar essa premiação e entregar as viaturas. Peço que se dediquem cada vez mais a promover a ordem pública em nossa cidade, com lealdade e disciplina”, disse Neves.
Rondas volantes – A Patrulha Escolar trabalha no patrulhamento preventivo realizando rondas diárias das 7h às 22h30, de segunda a sexta-feira. São equipes em esquema volante, nos perímetros que incluem 90 unidades municipais de ensino. Além disso, as rondas contam com o apoio da Coordenadoria de trânsito, nos horários de saída dos alunos.
“Os veículos serão fundamentais para ajudar no patrulhamento das escolas e na área em que nossos guardas atuam dentro deste período, já que o nosso papel é de ordenamento e de atuar, diariamente, nas ocorrências de potencial menos ofensivo. Nossas equipes estão cada vez mais capacitadas”, afirmou o secretario municipal de Ordem Pública de Niterói, Gilson Chagas.
Além da ronda, as equipes da Patrulha escolar auxiliam na mediação de pequenos conflitos além de realizarem palestras e atividades com alunos e professores sobre o perigo de drogas, bullying e violência nas escolas; educação no trânsito e primeiros socorros.
“A chegada das novas viaturas vai ajudar o trabalho já realizado de ronda escolar, contribuindo para coibir situações de violência. Esta ação é muito importante e ajuda bastante as diretoras das escolas da rede municipal, uma vez que os guardas estão preparados e capacitados para estarem nas escolas, conversando e orientando as professoras e os estudantes”, enfatizou a secretária municipal de Educação, Flávia Monteiro.
Guardiões de Niterói – Na solenidade, o prefeito também recebeu das mãos do comandante da Guarda Municipal, Leandro Nunes, a revista Guardiões de Niterói, com artigos relacionados à segurança pública, produzidos por guardas municipais durante os cursos de qualificação profissional em níveis estratégicos e gerenciais, realizados no Centro de Formação de Qualificação de Guardas, na Cidade da Ordem Pública.
Niterói Presente – No próximo dia 21, o programa Niterói Presente chegará à Alameda São Boaventura, no Fonseca. Custeado integralmente pela Prefeitura de Niterói, o programa faz parte de um pacote de ações da administração municipal em apoio às forças de segurança do Governo do Estado e começou a funcionar na cidade no dia 15 de dezembro pelo bairro de Icaraí. Foi estendido para o Centro, Santa Rosa e Jardim Icaraí nos primeiros meses deste ano. O Fonseca será o primeiro bairro da Zona Norte da Cidade a contar com o programa.
O número total de agentes que atuarão na Alameda será definido nos próximos dias. Em Icaraí trabalham diariamente 150 agentes, no Centro são 150 homens e em Santa Rosa e Jardim Icaraí, 50 agentes.
O Niterói Presente segue o modelo implantado com sucesso em bairros do Rio de Janeiro, como Lapa, Centro, Lagoa, Aterro, Méier e Copacabana. A Alameda e ruas transversais serão patrulhadas, das 6h30 às 22 horas por grupos formados por dois policiais miliares e um agente civil de segurança. Participam do programa policiais militares aposentados e da ativa em dias de folga em troca de uma remuneração extra paga pela Prefeitura.
Fotos: Luciana Carneiro