Niterói - A Prefeitura de Niterói inaugurou, neste sábado (8), a ampliação do Terminal Sul, na Avenida Visconde do Rio Branco, no Centro da cidade. As melhorias fazem parte do projeto Orla Centro, que busca transformar a mobilidade urbana e requalificar a região central. Com a reforma, a capacidade do terminal foi ampliada em 50%, incluindo a construção de uma terceira plataforma e a reorganização dos pontos de ônibus.
Modernização do Centro de Niterói
Durante a inauguração, o prefeito Rodrigo Neves destacou que a obra faz parte de um conjunto de ações para revitalizar o Centro da cidade.
“Esse projeto faz parte de uma grande revitalização do Centro de Niterói. Hoje já reabrimos a Biblioteca Parque de Niterói, na Praça da República, e agora estamos entregando o Terminal Sul. Em breve, também vamos entregar a Avenida Visconde do Rio Branco completamente revitalizada. Depois, começaremos com as obras da Avenida Amaral Peixoto, que será completamente reformada e ganhará nova iluminação e calçadas. O Centro será o novo vetor de crescimento da região de Niterói”, afirmou o prefeito.
Novo Terminal com infraestrutura moderna
As melhorias incluem piso intertravado, nova iluminação em LED e sinalização. Os pontos de ônibus foram reformulados seguindo o mesmo padrão das paradas da TransOceânica, garantindo maior conforto e segurança para os usuários.
O secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade, Renato Barandier, ressaltou que a obra faz parte da implantação do corredor exclusivo para ônibus na Avenida Visconde do Rio Branco.
“O Terminal, que teve sua ampliação viária entregue em dezembro, está com a obra concluída. No total, são dez paradas de ônibus cobertas e sinalizadas com a indicação de cada uma das linhas. As estações seguem o padrão de arquitetura moderna dos demais corredores da cidade e conta com bancos, lixeiras, acessibilidade completa e iluminação em LED”, explicou Barandier.
Impacto na mobilidade urbana
Com a implementação do corredor exclusivo de ônibus, os pontos convencionais no lado direito da avenida serão desativados, melhorando o fluxo de veículos e otimizando a mobilidade no Centro. A requalificação da Avenida Visconde do Rio Branco segue o conceito de ruas completas, incluindo:
- Corredor exclusivo para transporte coletivo
- Estações de embarque cobertas
- Ciclovia integrada
- Baias para carga e descarga
- Reforma das calçadas
- Novo paisagismo e iluminação pública em LED
A via desempenha um papel estratégico na mobilidade da cidade, conectando o Terminal João Goulart e a Estação das Barcas, dois dos principais eixos de transporte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Investimentos e desenvolvimento urbano
Após a entrega do novo terminal, o prefeito Rodrigo Neves assinou a licença de obras da MP Construtora, incentivando novos empreendimentos imobiliários no Centro. A iniciativa faz parte de um esforço para atrair investimentos e gerar empregos na cidade.
“O Centro de Niterói está se renovando com projetos que valorizam a nossa história e, ao mesmo tempo, trazem modernidade para a região. Estamos trabalhando para fortalecer a economia local para que Niterói seja um lugar cada vez melhor para viver e investir”, afirmou o prefeito.