Cidade

Prefeitura de Niterói dá choque de ordem no Fonseca

Ações de limpeza e conservação no bairro Fonseca, em Niterói, promovidas pela prefeitura. Conheça o programa Cidade Limpa.

Foto: Luciana Carneiro
Foto: Luciana Carneiro

Niterói - O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, acompanhou nesta quarta-feira (14) as ações do programa Cidade Limpa no Bairro Chic, localizado no Fonseca. As equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) estão promovendo uma série de melhorias, incluindo podas de árvores, limpeza de bueiros e pintura de pontes e calçadas.

As atividades integram o Programa Caça-Fios, que já retirou mais de 4 toneladas de cabos e fios inutilizados de bairros como Fonseca, Centro e Zona Sul em apenas dez dias de operação.

Foco no Fonseca: um bairro prioritário

“Começamos o Cidade Limpa pelo Fonseca e estamos fazendo ações em todas as transversais da Alameda São Boaventura, no Bairro Chique, na Rua Desembargador Lima Castro, Rua 22 de novembro, na Rua João Brasil e na Rua Teixeira de Freitas. Começando pelo Fonseca, porque é um bairro que merece ser cuidado com muita atenção. Terminaremos as ruas transversais todas na próxima semana. Mas estamos só começando, porque vamos transformar o Fonseca num bairro ainda melhor”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.

Foto: Luciana Carneiro

Balanço das ações

Desde o início dos programas, em 2 de janeiro, os resultados incluem:

  • 1 km de rede pluvial limpa;
  • 450 ralos e 135 caixas de esgoto higienizadas;
  • Pintura de 51 km de meio-fio e 1.447 postes;
  • Capina em 31 km de vias;
  • Instalação e substituição de 251 papeleiras.

A força-tarefa conta com mais de 450 trabalhadores, divididos em turnos, atuando em uma ampla gama de serviços para melhorar os espaços públicos.

Foto: Luciana Carneiro

Transformação urbana e sustentabilidade

Os programas Caça-Fios e Cidade Limpa são parte do plano de 100 dias da gestão municipal, com foco na transformação da paisagem urbana de Niterói. Além de organizar a fiação elétrica e telefônica, a operação visa melhorar a segurança, acessibilidade e aparência dos bairros.

A Prefeitura trabalha em conjunto com empresas de telefonia e energia elétrica, que têm o prazo de 60 dias para apresentar um plano de ação contínuo. Após esse período, as atividades se tornarão permanentes, com cronogramas definidos pela administração municipal.

Foto: Luciana Carneiro

Compromisso com o Meio Ambiente

O material recolhido está sendo enviado para processos de reciclagem, reforçando o compromisso da Prefeitura com a sustentabilidade e o meio ambiente. A ação também prevê a criação de um sistema de gestão para organizar a fiação urbana, com responsabilidades e metas claras para empresas e órgãos públicos.