Cidade

Prefeito de Niterói vistoria obras do Ginásio da Concha Acústica

Prefeito Axel Grael vistoria obras do Ginásio da Concha Acústica em Niterói. Um novo espaço esportivo com capacidade para 2.600 pessoas.

Foto: Luciana Carneiro
Foto: Luciana Carneiro

Niterói - Nesta terça-feira (26), o prefeito de Niterói, Axel Grael, realizou uma vistoria nas obras do Ginásio Poliesportivo da Concha Acústica, um espaço moderno que promete transformar o cenário esportivo da cidade. Com capacidade para 2.600 pessoas, o ginásio poderá receber eventos de alto nível, como partidas oficiais de vôlei, basquete, handebol e futsal. A conclusão das obras está prevista para o final de 2025.

“Essa será uma arena de padrão internacional, para que a gente possa sediar eventos em Niterói com equipes, por exemplo, da Liga Brasileira de vôlei e basquete. Hoje, nós temos dificuldade de trazer eventos do tipo para a cidade por conta da falta de um espaço como esse. Isso será resolvido com a obra desta nova arena” destacou Axel Grael.

Sustentabilidade e progresso nas obras

As intervenções fazem parte da segunda fase do projeto do Parque Poliesportivo da Concha Acústica, coordenado pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa). No momento, as equipes trabalham na estruturação do ginásio, que já está com 30% das obras concluídas. O projeto inclui um sistema de reaproveitamento de água da chuva para irrigação, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.

Complexo esportivo e revitalização urbana

O secretário executivo da prefeitura, André Diniz, enfatizou que o ginásio faz parte de um plano abrangente de revitalização da região central de Niterói, promovendo atividades esportivas e culturais.

“Este complexo esportivo está em uma área central da cidade e faz parte de uma série de esforços da prefeitura para a revitalização desta região, não só com atividades esportivas, mas também culturais. Isso inclui a restauração do Castelinho do Gragoatá, a reforma da Cantareira e a nova Praça Arariboia. São obras importantes para a economia criativa da cidade, preservação da memória e para a criação de oportunidades para os nossos jovens” afirmou Diniz.

No mesmo complexo, a pista de caminhada, já 95% concluída, será entregue assim que o primeiro nível do ginásio estiver finalizado. O palco da antiga Concha Acústica, junto com suas salas administrativas, foi completamente reformado, assegurando um espaço adequado para shows e eventos culturais. Outras melhorias incluem o campo de futebol com grama sintética e um vestiário totalmente renovado.

Impulso ao esporte em Niterói

O secretário de Esporte e Lazer, Rubens Goulart, destacou a importância do novo ginásio para atrair eventos esportivos de grande porte.

“É um equipamento esportivo que nos dá a chance de conseguir conciliar grandes eventos e trazer para a cidade de Niterói. Nós estamos recebendo nesta terça-feira (26) a abertura do  Pan-Americanos de Handebol Feminino no ginásio do Barreto. A gente entende que no próximo ano temos a possibilidade de trazer mais eventos com esse ginásio grandioso que está sendo feito na Concha Acústica” declarou Goulart.

Investimento e padrão internacional

Com um investimento de R$ 97,6 milhões, o Parque Poliesportivo da Concha Acústica já entregou, em sua primeira fase, um campo de futebol com grama sintética, quadras de vôlei de praia, tênis e poliesportiva, além de arquibancadas, vestiários, academia para a terceira idade e parte da pista de caminhada. O espaço foi projetado para ser 100% acessível, respeitando padrões internacionais e promovendo a inclusão e o esporte sustentável.