Niterói - Nesta terça-feira (26), o prefeito de Niterói, Axel Grael, realizou uma vistoria nas obras do Ginásio Poliesportivo da Concha Acústica, um espaço moderno que promete transformar o cenário esportivo da cidade. Com capacidade para 2.600 pessoas, o ginásio poderá receber eventos de alto nível, como partidas oficiais de vôlei, basquete, handebol e futsal. A conclusão das obras está prevista para o final de 2025.
“Essa será uma arena de padrão internacional, para que a gente possa sediar eventos em Niterói com equipes, por exemplo, da Liga Brasileira de vôlei e basquete. Hoje, nós temos dificuldade de trazer eventos do tipo para a cidade por conta da falta de um espaço como esse. Isso será resolvido com a obra desta nova arena” destacou Axel Grael.
Sustentabilidade e progresso nas obras
As intervenções fazem parte da segunda fase do projeto do Parque Poliesportivo da Concha Acústica, coordenado pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa). No momento, as equipes trabalham na estruturação do ginásio, que já está com 30% das obras concluídas. O projeto inclui um sistema de reaproveitamento de água da chuva para irrigação, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.
Complexo esportivo e revitalização urbana
O secretário executivo da prefeitura, André Diniz, enfatizou que o ginásio faz parte de um plano abrangente de revitalização da região central de Niterói, promovendo atividades esportivas e culturais.
“Este complexo esportivo está em uma área central da cidade e faz parte de uma série de esforços da prefeitura para a revitalização desta região, não só com atividades esportivas, mas também culturais. Isso inclui a restauração do Castelinho do Gragoatá, a reforma da Cantareira e a nova Praça Arariboia. São obras importantes para a economia criativa da cidade, preservação da memória e para a criação de oportunidades para os nossos jovens” afirmou Diniz.
No mesmo complexo, a pista de caminhada, já 95% concluída, será entregue assim que o primeiro nível do ginásio estiver finalizado. O palco da antiga Concha Acústica, junto com suas salas administrativas, foi completamente reformado, assegurando um espaço adequado para shows e eventos culturais. Outras melhorias incluem o campo de futebol com grama sintética e um vestiário totalmente renovado.
Impulso ao esporte em Niterói
O secretário de Esporte e Lazer, Rubens Goulart, destacou a importância do novo ginásio para atrair eventos esportivos de grande porte.
“É um equipamento esportivo que nos dá a chance de conseguir conciliar grandes eventos e trazer para a cidade de Niterói. Nós estamos recebendo nesta terça-feira (26) a abertura do Pan-Americanos de Handebol Feminino no ginásio do Barreto. A gente entende que no próximo ano temos a possibilidade de trazer mais eventos com esse ginásio grandioso que está sendo feito na Concha Acústica” declarou Goulart.
Investimento e padrão internacional
Com um investimento de R$ 97,6 milhões, o Parque Poliesportivo da Concha Acústica já entregou, em sua primeira fase, um campo de futebol com grama sintética, quadras de vôlei de praia, tênis e poliesportiva, além de arquibancadas, vestiários, academia para a terceira idade e parte da pista de caminhada. O espaço foi projetado para ser 100% acessível, respeitando padrões internacionais e promovendo a inclusão e o esporte sustentável.