Imóvel histórico no Centro de Niterói será sede do Programa Aprendiz Musical
O prefeito de Niterói, Axel Grael, visitou, nesta terça-feira (30), as obras de restauração da Casa Norival de Freitas, localizada no Centro da cidade. O casarão histórico está passando por uma minuciosa recuperação estrutural e reparo de suas instalações originais. As obras de restauração estão sendo executadas pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa). O prefeito acompanhou o trabalho na Casa Norival de Freitas acompanhado da primeira-dama, Christa Vogel Grael; do secretário municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa (SAE), André Diniz; do presidente da Empresa Municipal de Moradia, Urbanismo e Saneamento (Emusa), Antonio Lourosa, e da diretora do Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (DePAC), Fernanda Couto Teixeira.
O prefeito Axel Grael destacou que é um orgulho muito grande ver a qualidade da obra que está sendo realizada na Casa Norival de Freitas. “Vimos aqui o esmero da equipe e o nível de compromisso com a história que essa casa representa, desde os aspectos arquitetônicos. A casa representa uma época da cidade quando o Centro era composto por moradias unifamiliares. Casas que, aqui nessa região, eram bem estruturadas. Com isso, a gente recupera uma parte importante da história. Uma casa com tantos detalhes, que foi feita com muito cuidado. Estou muito feliz em ver o avanço da obra e também sou muito grato à equipe que está à frente desse trabalho. Uma vez pronto, esse será um centro cultural e a sede do Projeto Aprendiz Musical. Esse espaço vai funcionar em conjunto com o Conservatório de Música, que fica do outro lado da rua e que também está recebendo as primeiras intervenções de restauração. Aqui será um grande centro de formação e de apresentação de artistas e músicos da cidade”, afirmou Axel Grael.
O restauro da Casa Norival de Freitas é realizado por equipes do mais alto nível técnico e inclui trabalhos de arqueologia e pesquisas iconográfica e arquitetônica. Tudo é feito de acordo com as orientações do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).
“As equipes estão atuando em várias frentes de trabalho. Dentre elas, a instalação e recuperação dos ornatos nas fachadas norte e sul, o processo de lavagem, chapisco e emboço da fachada oeste e a montagem do topo do guarda-corpo, dentre outras ações. A parte da varanda já foi concretada, e o telhado está em fase de conclusão. A recuperação do Solar Notre Rêve é a recuperação de parte da história de Niterói”, pontuou o secretário municipal de Ações Estratégicas, André Diniz.