
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) vai realizar, nesta sexta-feira (23), às 10h, uma audiência pública para alertar a população sobre o risco de desabamento da ponte de madeira que liga a Ilha do Caju à Ilha da Conceição, em Niterói.
A reunião acontecerá na inspetoria do próprio Crea-RJ, em Icaraí, e terá caráter informativo e preventivo. Segundo a entidade, a Prefeitura de Niterói foi alertada há mais de um ano sobre o mau estado da estrutura, que segue em uso.
Estrutura recebe caminhões pesados e amplia risco ambiental
Com cerca de 100 metros de extensão, a ponte é utilizada diariamente por caminhões pesados, muitos deles transportando óleo e combustíveis destinados a estaleiros da região. De acordo com o Crea-RJ, isso amplia significativamente o risco ambiental, já que uma eventual queda poderia causar impactos diretos na Baía de Guanabara.
Além disso, pequenas embarcações de pescadores passam sob a ponte, o que aumenta o risco à segurança de trabalhadores e moradores que dependem da travessia.
Problemas estruturais foram identificados em vistorias técnicas
Entre as irregularidades apontadas pelos técnicos do Crea-RJ estão:
- Piso deteriorado em diversos trechos
- Ferragens expostas
- Ausência de condições adequadas de segurança
Segundo o conselho, o fato de a ponte estar localizada em uma zona portuária torna ainda mais grave o cenário, elevando o potencial de danos humanos, materiais e ambientais em caso de colapso.
Alerta foi feito em 2024 e prefeitura prometeu obra
De acordo com o Crea-RJ, o primeiro alerta formal foi feito em novembro de 2024, quando a entidade oficiou a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotécnica de Niterói, defendendo inclusive a interrupção do tráfego até a recuperação da estrutura.
Na época, após reportagem exibida pelo RJTV, da TV Globo, a Prefeitura de Niterói informou que não interditaria a ponte, mas que elaboraria um pré-projeto de obra, com investimento estimado em R$ 21 milhões, e início previsto ainda naquele ano.
Em dezembro, equipes do Crea voltaram a realizar nova vistoria técnica no local.
Crea anuncia nova equipe de fiscalização de pontes e viadutos
Segundo Miguel Fernández, presidente do Crea-RJ, a audiência pública também marcará o anúncio da implantação da Equipe de Fiscalização de Pontes, Viadutos, Passarelas e Túneis no estado do Rio de Janeiro.
O grupo foi criado em razão do aumento de denúncias e queixas sobre estruturas deterioradas, com o objetivo de prevenir acidentes e ampliar a fiscalização técnica em áreas urbanas e rodoviárias.
O que diz a Prefeitura de Niterói
Em nota enviada à reportagem em 5 de dezembro de 2025, a Prefeitura de Niterói informou que:
“A Prefeitura de Niterói já concluiu o projeto básico da reforma da ponte da Ilha do Caju. Neste momento, está em andamento o processo de licitação da reforma. A previsão é de que a obra comece ainda no primeiro semestre de 2026.”