'resort' de traficante no Rio
Foto: Reprodução TV/Globo

A Polícia Civil localizou, na manhã desta quarta-feira (7), um novo “resort” atribuído a Peixão na Baixada Fluminense. A estrutura em construção, com piscina e churrasqueira, foi encontrada no Buraco do Boi, em Nova Iguaçu, e a ação terminou com três presos e um fuzil apreendido.

Novo “resort” é localizado em Nova Iguaçu; três presos

O espaço foi encontrado na localidade conhecida como Buraco do Boi, em Nova Iguaçu, e estava em fase de construção. De acordo com as informações divulgadas, o local era usado como área de lazer. Durante as buscas, policiais localizaram três suspeitos escondidos em uma área de mata, em posse de um fuzil.

A operação foi conduzida pela Força-Tarefa Cerco Total e integra mais uma etapa da Operação Torniquete, segundo a própria corporação.

'resort' de traficante no Rio
Foto: Reprodução TV/Globo

O que havia no local: piscina, churrasqueira e pichações

Imagens e descrições do local apontam a presença de piscina e churrasqueira, também aparece uma quadra esportiva. O espaço tinha pichações com referências ao grupo: a expressão “exército de Israel”, além de “Deus de Israel”, e a Estrela de Davi — símbolo religioso que, segundo as reportagens, foi apropriado pela facção ligada ao criminoso.

Operação Torniquete: foco em roubos de cargas, veículos e facções

A fase atual da Operação Torniquete mira a atuação de facções na Baixada, com ênfase em roubos e furtos de veículos, além de roubos e furtos de cargas e a receptação desses bens — crimes descritos como fonte de financiamento do crime organizado e de disputas territoriais.

Ainda segundo os dados divulgados pela polícia e repercutidos na imprensa, desde setembro de 2024 a operação soma mais de 740 prisões, recuperação de quase R$ 45 milhões em cargas e veículos, e bloqueio que ultrapassa R$ 70 milhões em bens e valores.

Quem compõe a Força-Tarefa Cerco Total

A ofensiva é descrita como integrada por delegacias especializadas da Baixada, incluindo:

  • DRE-BF (Repressão a Entorpecentes da Baixada Fluminense)
  • DRFA-BF (Repressão a Roubos e Furtos de Automóveis da Baixada Fluminense)
  • DRFC-BF (Roubos e Furtos de Cargas da Baixada Fluminense)

Quem é Peixão

O “resort” é atribuído a Álvaro Malaquias Santa Rosa, o Peixão, apontado como um dos líderes do Terceiro Comando Puro (TCP) e citado como um dos criminosos mais procurados do estado.

As referências a “Israel” e o uso recorrente da Estrela de Davi aparecem, segundo os relatos, como marca simbólica associada ao grupo e a áreas de influência ligadas ao criminoso — como o chamado Complexo de Israel, na Zona Norte do Rio.

Polícia também tenta capturar “CB”, apontado como aliado local

Além das prisões e da apreensão, as equipes informaram que seguem as buscas por um criminoso conhecido como “CB”, descrito como líder do tráfico na comunidade e aliado de Peixão na região.

Contexto: “resort” anterior já havia sido alvo de ação policial

Em março de 2025, a polícia localizou um “resort” associado a Peixão no Complexo de Israel, na Zona Norte, citado como espaço de reuniões e base do grupo; a cobertura menciona academia e outras estruturas, e aponta que houve ação de demolição naquele episódio.