Pauta do Dia

Pauta do Dia: potencial de jovens universitários no Centro de Niterói

Foto: Leonardo Simplício
Foto: Leonardo Simplício

Niterói - Niterói, principalmente, quando foi capital do Estado do Rio de Janeiro, sempre foi marcante nos meios de hospedagens em pensões, repúblicas, pensionatos femininos, pensões familiares, etc. A maioria das pessoas vinha em busca de emprego ou estudar na Universidade Federal Fluminense (UFF). O quantitativo de jovens era expressivo. A rede hoteleira sempre foi pequena na cidade e nunca investiu nesta parcela de jovens.

Destacava-se, também, a Casa do Estudante no Ingá, que foi se degradando sem o apoio da própria UFF. Houve várias manifestações estudantis para a recuperação da Casa. Em vão! Hoje, no Campus da UFF existe um abrigo para os estudantes.

No entanto, mesmo com as mudanças em todo Estado com as instalações de faculdades da UFF em Nova Friburgo, Petrópolis, Rio das Ostras, Santo Antônio de Pádua e Volta Redonda, o número de estudantes que circula do Gragoatá ao Centro é de cerca 30 mil. Este número expressivo inclui os estudantes também das faculdades privadas como Estácio, Maria Thereza (FAMATH), Universo, Anhanguera… Só na UFF-Niterói circulam mais de 12 mil alunos.

Esta realidade pulsante de jovens no Centro da Cidade sempre foi invisível para o Poder Público e até pela iniciativa privada. Agora, o prefeito Rodrigo Neves, não só olha para este potencial de jovens, mas também apresenta um Projeto de Revitalização do Centro da cidade.

Rodrigo Neves lançou o Programa Aluguel Universitário, um financeiro de R$ 700 mensais para estudantes da UFF e de instituições privadas que morem no Centro de Niterói. O objetivo é fortalecer o desempenho acadêmico e garantir a permanência dos alunos do ensino superior na cidade.

E, por mais inacreditável que seja, teve vereador que votou contra!
Mário Sousa é jornalista e analista político

Mario Sousa

Mário Sousa é jornalista e analista político

Mário Sousa é jornalista e analista político