Cidade

Paraíso natural de Niterói é destaque em premiação internacional

Conheça o POP: o paraíso natural de Niterói premiado no AIPH World Green City Awards. Investimento e inovação ambiental em destaque.

Imagem aérea do POP | Foto: Sérgio Bonelli
Imagem aérea do POP | Foto: Sérgio Bonelli

O Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis (POP), entregue à população de Niterói no último sábado (20), conquistou mais um reconhecimento internacional. O projeto foi premiado com uma menção honrosa no AIPH World Green City Awards 2024, na Holanda, sendo finalista na categoria Cidade Inclusiva. O POP competiu com projetos de Belo Horizonte e da Cidade do México.

Investimento e inovação ambiental

Com um investimento de R$ 100 milhões da Prefeitura de Niterói, o POP é considerado o maior projeto de soluções baseadas na natureza (SBN) do Brasil. Desde sua inauguração, o parque já acumulou importantes premiações, como o Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2023 na categoria Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, o Prêmio Cidades Sustentáveis 2023 como melhor projeto ambiental do país e o LATAM Smart City Awards 2023 na categoria Desenvolvimento Urbano Sustentável e Mobilidade.

“O Parque Orla Piratininga é um projeto pioneiro e inovador que ressalta a importância da preservação do ecossistema da Lagoa de Piratininga. Estamos orgulhosos por ver esse projeto se destacando tanto no Brasil quanto no exterior”, celebrou o prefeito Axel Grael.

Foto: Divulgação

Reconhecimento global

O AIPH World Green City Awards é a única premiação global que coloca as plantas e a natureza no centro das transformações urbanas. A competição, realizada a cada dois anos, reconhece as iniciativas de cidades que promovem o uso da natureza para criar ambientes urbanos mais resilientes, socialmente inclusivos e ambientalmente sustentáveis.

Soluções inovadoras no POP

Com uma área de 680 mil metros quadrados, o POP conta com 8 píeres, 17 praças e jardins filtrantes, que tratam águas pluviais sem uso de produtos químicos. Esses jardins, também conhecidos como wetlands, utilizam vegetação para filtrar impurezas das águas de três bacias hidrográficas que desaguam na Lagoa de Piratininga: Bacia do Rio Cafubá, Rio Arrozal e Rio Jacaré, devolvendo água tratada para o ecossistema.

Parque Orla Piratininga | Foto: Divulgação

Além de preservar o meio ambiente, o parque promove a justiça ambiental ao transformar uma área degradada em um espaço de convivência acessível para todos, promovendo inclusão e revitalização urbana.

A conquista do POP reforça o papel de Niterói como uma referência em soluções ambientais e inclusão social, destacando o compromisso da cidade com o desenvolvimento sustentável.

Galeria de fotos