
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) iniciou o envio de mensagens via WhatsApp para lembrar pacientes do SUS sobre consultas, exames e procedimentos agendados.
A medida busca reduzir as faltas, que ainda representam uma parcela significativa dos atendimentos marcados no estado.
Atendimento pelo WhatsApp no Rio de Janeiro
O novo sistema utiliza a assistente virtual “Serena”, ferramenta com tecnologia de inteligência artificial criada para aprimorar a regulação médica no Rio de Janeiro.
O contato oficial é feito exclusivamente pelo número (21) 99774-9550, por meio do qual os pacientes recebem quatro tipos de mensagens: quando entram no sistema estadual de regulação, na confirmação do agendamento, e ainda 10 e 3 dias antes da data marcada.
Apesar de ser uma iniciativa oficial, muitos usuários ainda têm receio das mensagens e acreditam que possam se tratar de golpes. A SES-RJ reforça, no entanto, que o número é seguro e que o contato nunca solicita dados pessoais, senhas ou qualquer tipo de pagamento.
Segurança garantida, diz Secretaria de Saúde
De acordo com a superintendente de Regulação da SES-RJ, Kitty Crawford, as mensagens da Serena são confiáveis.
“Pode confiar, esse número é da Secretaria Estadual de Saúde. Fique atento: nunca irá solicitar dinheiro, senha ou informações pessoais. A ideia é evitar que o paciente falte à sua consulta ou exame”, explica.
Redução das faltas e eficiência no atendimento
A Secretaria informa que, em 2023, cerca de 43% dos agendamentos regulados pelo Complexo Estadual de Regulação (CER) não foram cumpridos. Com o uso da assistente virtual, o índice de faltas já caiu cerca de 16%, agilizando o atendimento e melhorando a organização das filas.
Além de enviar lembretes, o sistema também contribui para otimizar os agendamentos, resumir o quadro clínico dos pacientes e orientar sobre o uso do painel público do Sistema Estadual de Regulação (SER). Atualmente, cerca de 3 mil pacientes são encaminhados diariamente para unidades de saúde em todo o Rio de Janeiro.
Campanha incentiva atualização de dados
Para que o serviço funcione corretamente, a SES-RJ lançou a campanha “Atualizaê!”, que convida os usuários do SUS a manterem seus dados atualizados no Cadastro Nacional de Usuários, especialmente os números de telefone.