Cidades

Orquestra da Grota: vagas abertas para cursos de música e reforço escolar

Projeto da Grota oferece aulas para crianças e jovens a partir de 7 anos, com opções de violino, bateria, canto e muito mais

Músicos da Orquiestra da Grota foram formados pelo projeto | Divulgação
Músicos da Orquiestra da Grota foram formados pelo projeto | Divulgação

O Espaço Cultural da Grota (ECG) abriu as inscrições para os cursos gratuitos de 2025, com oportunidades para estudantes da rede pública e moradores de comunidades de Niterói e Itaboraí, a partir dos 7 anos de idade. As matrículas podem ser feitas até o dia 12 de agosto.

As aulas abrangem desde turmas iniciantes em música até o Curso de Formação para quem já possui conhecimento musical. Também são oferecidas atividades de reforço escolar e aulas de yoga.


Cursos oferecidos pelo Espaço Cultural da Grota

Entre as opções disponíveis estão:

  • Iniciação musical
  • Flauta doce e transversal
  • Percussão popular
  • Violino, viola, violoncelo e contrabaixo
  • Ukulele, violão, cavaquinho e teclado
  • Bateria
  • Yoga e reforço escolar

As inscrições devem ser feitas online pelo site oficial do ECG ou pelo link na bio do Instagram da @orquestradagrota, onde também estão listados os polos disponíveis nas duas cidades.

Aulas acontecem nos polos de Niterói e Itaboraí | Divulgação

Projeto que muda vidas e já levou jovens à faculdade

Neste ano em que o ECG comemora 30 anos, a instituição também celebra um feito importante: mais de 100 alunos e ex-alunos ingressaram no Ensino Superior, sendo que cinco deles foram aprovados em universidades públicas em 2025.

“Temos orgulho do que construímos e queremos ir além. O ingresso no ECG é uma oportunidade para que crianças e jovens ampliem seus horizontes”, diz Lenora Mendes, coordenadora, professora e cofundadora do projeto.


Sobre o projeto social

Fundado há três décadas, o Espaço Cultural da Grota é um projeto sem fins lucrativos, reconhecido pela sua atuação em prol da inclusão social por meio da música. Atualmente, atende cerca de mil alunos por ano gratuitamente.

Destaques do ECG:

  • A Orquestra da Grota, formada por músicos profissionais do projeto
  • O grupo Som Doce da Grota, que se apresentou no Early Music Festival nos EUA em 2023 e 2024
  • Apoio da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio de empresas como Wilson Sons, Caixa Capitalização e Hayasa

Como se inscrever nos cursos gratuitos

  • Quem pode participar? Crianças e jovens a partir de 7 anos, estudantes da rede pública ou moradores de comunidades de Niterói e Itaboraí
  • Prazo de inscrição: Até 12 de agosto de 2025
  • Como se inscrever: Preenchendo o formulário online no site www.ecg.org.br ou via Instagram da Orquestra da Grota (@orquestradagrota).