Cidades

Operação Verão pretende desatar nó do trânsito na Região Oceânica de Niterói

Operação Verão pretende desatar nó do trânsito na Região Oceânica de Niterói

O sol forte nos últimos finais de semana de Dezembro na cidade de Niterói, levaram grande parte dos moradores e muitos turistas às praias da Região Oceânica. O enorme fluxo de veículos em direção às praias (Vídeos abaixo) fez com que grandes engarrafamentos fossem registrados no final de 2021. Atenta a essa questão, a Prefeitura de Niterói informou que reforçou e ampliou as ações da Operação Verão para os fins de semana e feriados. De acordo com o executivo, ao todo, 300 homens entre agentes da Secretaria de Ordem Pública (Seop), Guarda Municipal, NitTrans, Subsecretaria de Trânsito e Transporte (SSTT) e outros órgãos públicos atuarão em todos o finais de semana em pontos estratégicos da cidade para apertar o cerco contra infrações de trânsito e estacionamento em local proibido, entre outras irregularidades. O objetivo é minimizar os impactos causados no trânsito e facilitar o acesso de moradores e turistas às principais praias do município.

No dia (26) de dezembro, uma moradora da Região Oceânica relatou que teve que dar a volta por Várzea das Moças para chegar em casa “Intenso? Eu tive que dar a volta por Várzea p chegar em casa depois de 1h parada na Toyota”.

No mesmo dia, outra motorista relatou que ficou quase duas horas no trânsito, “Tá horrível kkkk Fiquei quase duas horas no trânsito”.

Vídeo registrado por um internauta no dia 26/12.

Neste vídeo registrado por um internauta é possível ver a Av. Dr. Raul de Oliveira Rodrigues, em Piratininga, completamente congestionada com o alto fluxo de veículos em direção às praias.

De acordo com a prefeitura, será ampliada a fiscalização de casos de estacionamento irregular nas vias da Região Oceânica. Carros parados em locais proibidos serão multados e estarão sujeitos a reboque. Além disso, os painéis de informações da cidade trarão, em tempo real, as condições de trânsito nos acessos às praias da cidade.

A NitTrans estima que, nos dois últimos finais de semana, houve um aumento de cerca de 40% no fluxo de veículos em direção às praias, em relação à média para o período. Por isso, o município fará um novo estudo e mapeamento para colocar em prática novas estratégias, levando em consideração todo o movimento esperado durante o verão.

“Este ano teremos um verão mais concorrido, considerando que passamos até então por um longo período de restrições em razão da pandemia. Estamos nos preparando ainda melhor para atender às novas demandas de trânsito e isso passa por esta parceria entre NitTrans, Secretaria de Mobilidade e Urbanismo e Secretaria de Ordem Pública. A Prefeitura de Niterói atua em coordenação para que a operação de trânsito aconteça de forma integrada”, explicou o presidente da Nittrans, Gilson Souza.

“Temos uma demanda reprimida por conta do covid 19. As pessoas estão buscando locais abertos e áreas de lazer. Niterói hoje é uma cidade muito procurada por ter qualidade em diversos quesitos. As pessoas se sentem mais seguras aqui, até pelos protocolos e comportamento da população em relação aos cuidados com a pandemia. A mudança de estratégia neste momento é muito natural, diante da grande procura pela cidade”, observou o subsecretário de Trânsito e Transportes, Murillo Moreira Junior.

A Operação Verão já acontece em 12 praias da cidade, desde o início de outubro. A ação de ordenamento é coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e vai acontecer nos fins de semana e feriados até março de 2022.

O secretário de Ordem Pública Paulo Henrique de Moraes destacou que a Operação Verão foi lançada antecipadamente para que houvesse um processo de maturação e adaptação diante da situação vivida pela pandemia. “Cada bairro tem uma particularidade. Passamos um período com o efetivo da Guarda e da Seop voltado para ações de combate ao Covid. Antes estávamos retirando as pessoas das praias, agora trabalharemos dentro de um esquema de ordenamento com nossos agentes em apoio aos órgãos públicos. Vamos avançar em ações que possam dar um melhor atendimento de mais qualidade e conforto para o cidadão niteroiense”, reforçou o secretário Paulo Henrique de Moraes.

Áreas de Estacionamento em bolsões de praia

Dentre as medidas para disciplinar e orientar o trânsito está a demarcação de áreas de estacionamentos que estão valendo desde 23 de novembro em pontos estratégicos de praias e ruas paralelas e perpendiculares de Camboinhas, Prainha de Piratininga, Itacoatiara e Itaipu.

De acordo com o executivo, mais de 30 ruas contam com nova sinalização vertical. Quem estacionar em locais proibidos, incluindo entradas de prédios e portões estará sujeito e multa ou poderá ter o veículo rebocado.

Cadastro para ônibus de excursão

Para manter o ordenamento, os excursionistas com destino às praias niteroienses passarão por um cadastramento. A Neltur dispõe de uma equipe no setor de Lazer que orienta como guias e motoristas devem proceder para levar excursões a uma praia. O site www.niteroiturismo.com.br disponibiliza na página o “Orla Legal” todos os procedimentos para entrada de ônibus de excursão nas praias da cidade. Outras informações sobre excursão também podem ser obtidas na sede da Neltur, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, ou pelo telefone 3611-3809.

A Operação Verão conta também com efetivos da NitTrans, Neltur, Secretaria Municipal de Meio Ambiente Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), as Administrações Regionais de Icaraí, Região Oceânica, de São Francisco, Charitas, Superintendência de Terminais e Estacionamentos de Niterói (Suten), Defesa Civil, além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.