A Prefeitura de Niterói está com uma força-tarefa para reforçar a Operação Verão, com participação de diversos órgãos públicos para atuar no ordenamento urbano nas praias, que começaram a ter uma grande procura em função das altas temperaturas. Neste momento, o trabalho está concentrado na Praia de Piratininga, na Região Oceânica, mas as fiscalizações são itinerantes. O foco nesta sexta-feira (20) é a conscientização de banhistas, comerciantes e ambulantes. (Vídeo abaixo)
Mais de 300 agentes da Guarda Municipal, Departamento de Fiscalização de Postura, Trânsito, Defesa do Consumidor, Meio Ambiente, Limpeza Urbana, Vigilância Sanitária e da Administração Regional da Região Oceânica participam da força-tarefa, que é coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop).
As ações acontecerão nas regiões das praias do Gragoatá, Boa Viagem, Flechas, Icaraí, São Francisco, Charitas, Adão e Eva, Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara.
Entre as principais frentes de atuação, a Seop está com guardas municipais, agentes operacionais e da Fiscalização de Postura, para promover o ordenamento nas faixas de areia, calçadão, ruas e praças próximas aos locais frequentados pelos banhistas. Os agentes também fiscalizam quiosques e restaurantes. A Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans) está atuando no ordenamento do trânsito.
A Subsecretaria de Transportes e Trânsito (SSTT) junto com a Nittrans atua com agentes no ordenamento do trânsito e na fiscalização de situações como transporte coletivo irregular e estacionamento em locais proibidos. A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) também ampliou a quantidade de equipamentos e do efetivo de funcionários para manter a limpeza das praias.
A Administração da Região Oceânica está funcionando como um braço de interlocução entre o governo e a população para esclarecimentos de quaisquer dúvidas, seja na sede regional ou através de suas redes sociais.
Operação Verão
A Operação Verão contará também com efetivos da NitTrans, Neltur, Secretaria Municipal de Meio Ambiente Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Secretaria Municipal de Saúde, as Administrações Regionais de Icaraí, Região Oceânica, de São Francisco, Charitas, Superintendência de Terminais e Estacionamentos de Niterói (Suten) e Defesa Civil. Para denúncias e urgências, os frequentadores das praias poderão ligar para o número 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).