Cidades

Operação Energia Legal remove fraudes em Niterói e orienta moradores

Enel identifica 198 furtos de energia em Niterói, oferece atendimento móvel, troca de lâmpadas por LED e orienta moradores para consumo seguro.

Energia Legal em Niterói
Foto: Divulgação

O projeto Energia Legal da Enel retirou 198 fraudes e furtos de energia em Niterói em apenas uma semana. A ação também levou atendimento móvel, troca de lâmpadas e orientações de segurança para a população, reforçando os impactos sociais e econômicos do combate aos “gatos”.

Na última semana, o projeto Energia Legal, da Enel Distribuição Rio, identificou 198 irregularidades na medição de energia em Niterói. Do total, 180 ocorrências foram em residências e 30 em estabelecimentos comerciais.

A ação faz parte da 84ª edição do projeto, que desde novembro de 2019 já identificou 30,6 mil furtos e fraudes de energia em 29 cidades do estado, sendo 92% em residências e 8% em comércios.

Segundo Irapuã Prates, responsável por Operações de Perdas da Enel Rio, “o trabalho integrado entre as áreas da empresa potencializa resultados e gera benefícios para clientes e companhia”.

Furtar energia é crime e prejudica todos os consumidores

Fazer ligações irregulares, popularmente conhecidas como “gatos”, é crime com pena de um a quatro anos de detenção. Além de pagar o valor integral do consumo irregular, quem pratica essa conduta contribui para a queda na qualidade do serviço e para o aumento das interrupções no fornecimento, afetando toda a comunidade.

A Enel estima que, se não houvesse furtos de energia, as tarifas poderiam ser reduzidas em até 5% para todos os consumidores. Além disso, pessoas não habilitadas que manipulam medidores ou fazem ligações diretas se expõem a choques elétricos e acidentes graves ou fatais.

Para denunciar furto de energia, o cliente pode usar o aplicativo Enel Rio ou ligar para o 0800 280 0120. A denúncia é anônima.

Atendimento móvel leva serviços aos moradores

Durante a iniciativa, os moradores tiveram acesso a uma estrutura móvel de atendimento em pontos de Niterói. No local, clientes puderam:

  • Solicitar segunda via da conta;
  • Realizar troca de titularidade;
  • Pedir ligação nova;
  • Negociar e parcelar débitos com condições especiais.

Nesta edição, nove clientes parcelaram suas contas.

Consumo consciente e troca de lâmpadas por LED

Além do combate a irregularidades, a Enel promoveu palestras educativas para 72 pessoas, com dicas de segurança e consumo consciente de energia. Foram trocadas 65 lâmpadas antigas por modelos LED, mais eficientes e econômicos.

A distribuidora também orientou sobre o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que concede descontos de até 65% na conta de luz em relação à tarifa residencial convencional.

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado, abrangendo 73% do território e uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Magé concentra a maior parte dos 3 milhões de clientes da companhia.