Cidades

Ônibus de Niterói passam por pente-fino e alguns são retirados de circulação

Ônibus de Niterói são inspecionados para segurança dos passageiros. Saiba mais sobre a retirada de veículos com problemas.

Foto: Bruno Eduardo Alves
Foto: Bruno Eduardo Alves

Niterói - A Prefeitura de Niterói está intensificando a fiscalização da frota de ônibus municipais, com foco na segurança dos passageiros e na acessibilidade. Desde março, 40 veículos já foram inspecionados em uma ação integrada da Secretaria Executiva, Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, Coordenadoria de Acessibilidade e Subsecretaria de Transportes (SST).

Itens de segurança e acessibilidade são prioridade

Durante as vistorias, foram analisados diversos itens essenciais para a operação segura e inclusiva dos coletivos, como:

  • Cintos de segurança
  • Plataformas de embarque para cadeirantes
  • Travas das portas
  • Adesivos de identificação para pessoas com deficiência (PCDs)
  • Campainhas de parada
  • Barras de apoio

Ônibus que apresentaram irregularidades foram notificados, e aqueles com problemas mais graves foram imediatamente retirados de circulação para manutenção corretiva.

Foto: Bruno Eduardo Alves

Avaliação positiva da frota

Apesar das infrações identificadas, o resultado da fiscalização foi considerado positivo: apenas cinco veículos precisaram ser afastados, indicando que a maior parte da frota está dentro dos padrões exigidos pelas normas técnicas e legais.

Fiscalizações seguem em pontos estratégicos e passam a ser regulares

As inspeções estão sendo realizadas sem aviso prévio, em locais estratégicos da cidade, garantindo o elemento surpresa e a efetividade do controle de qualidade. A partir de agosto, todas as frotas passarão por vistorias regulares, conforme o calendário estabelecido pela Subsecretaria de Transportes.

Foto: Bruno Eduardo Alves

As ações continuarão ao longo do ano e vão abranger todas as linhas de ônibus municipais, operadas pelos consórcios TransNit e Transoceânico, que atendem diferentes regiões da cidade.