
Rio de Janeiro - A ressaca que atinge a costa do Rio de Janeiro nesta semana provocou cenas impressionantes na manhã desta quarta-feira (30) na Praia de Itacoatiara, em Niterói. O mar agitado chegou a cobrir totalmente a Pedra do Pampo, atingindo inclusive a faixa de areia da Prainha de Itacoatiara, ponto tradicional entre banhistas e surfistas.
As imagens foram registradas pela criadora de conteúdo digital Nely Terra, e divulgadas nas suas redes sociais: @nelysurfcheckitacoa, e mostram ondas violentas avançando sobre a praia com intensidade fora do comum. (Vídeo abaixo)
Alerta da Marinha segue válido até quinta-feira (31)
A Marinha do Brasil emitiu um alerta oficial de ressaca com validade até às 21h de quinta-feira (31). O aviso prevê ondas de 2,5 a 4 metros de altura, especialmente nas áreas costeiras expostas ao Oceano Atlântico, como Itacoatiara, Copacabana, Leblon, Maricá e Saquarema.
O fenômeno é causado por um ciclone extratropical em deslocamento sobre o oceano, associado à passagem de uma frente fria, que também trouxe queda de temperatura e ventos fortes em diversos pontos do estado.
Defesa Civil alerta: evite atividades na orla
A Defesa Civil de Niterói recomenda evitar banhos de mar, prática de esportes aquáticos e permanência nas pedras durante o alerta de ressaca. Moradores devem redobrar a atenção, principalmente em áreas próximas a costões e calçadões afetados por ondas de maior impacto.
Em outras cidades, como Saquarema, a força do mar provocou o aparecimento de uma espuma branca nas ruas, enquanto em Maricá, o mirante de Ponta Negra foi interditado por segurança.
Perguntas frequentes
Onde fica a Pedra do Pampo em Itacoatiara?
Fica no canto direito da Praia de Itacoatiara, em Niterói, próximo à Prainha. É muito visitada por surfistas e praticantes de trilhas.
Posso visitar a praia durante o alerta de ressaca?
Não é recomendado. A Defesa Civil orienta evitar qualquer atividade próxima ao mar até que o alerta da Marinha seja encerrado.
Até quando vai durar a ressaca?
O alerta é válido até 21h de quinta-feira (31), mas as condições do mar podem continuar instáveis mesmo após esse horário.