Cidades

Obra em Niterói promete acabar com gargalo em São Francisco

Prefeito Rodrigo Neves vistoria obras no entorno do Túnel Roberto Silveira, que ampliam vias, drenagem e mobilidade urbana

Foto: Evelen Gouvêa
Foto: Evelen Gouvêa

A Prefeitura de Niterói segue avançando nas obras de reconfiguração viária entre os bairros de Icaraí e São Francisco, no entorno do Túnel Roberto Silveira. As intervenções, lideradas pela Empresa Municipal de Infraestrutura (ION), incluem a ampliação de vias, implantação de ciclovias, melhorias na drenagem urbana e urbanização de calçadas, com foco na mobilidade e na prevenção de alagamentos.

Nesta quarta-feira (09), o prefeito Rodrigo Neves vistoriou pessoalmente o avanço da obra e destacou a importância da intervenção:

“Começamos essa obra há poucas semanas para resolver um problema de décadas, que era o gargalo de entrada no bairro de São Francisco. Era um funil e agora teremos uma entrada com quatro vias, ciclovia, contenção de encostas, plantio de 60 ipês roxos e preservação da paineira. Tudo isso foi feito em pouco tempo, com planejamento e dedicação das equipes. É tempo de avançar, vamos em frente”, afirmou o prefeito.

Nova entrada com 4 faixas e menos retenções

A nova faixa de rolamento do lado esquerdo da pista após a saída do túnel já está em fase final. Com a conclusão, os motoristas terão quatro opções de circulação: duas seguindo em direção à Avenida Presidente Roosevelt, rumo à Estrada da Cachoeira, e duas seguindo pela orla em direção a Charitas. O objetivo é reduzir os congestionamentos e melhorar o fluxo entre os bairros da zona sul.

Requalificação urbana e mobilidade

As equipes também já concluíram:

  • Obras de drenagem urbana
  • Retirada e realocação das redes de telefonia e internet
  • Remoção de postes para ampliação da pista
  • Requalificação de calçadas e meios-fios
  • Instalação de caixas de ralo e canteiros verdes
  • Implantação de baías de estacionamento

Nova curva de acesso e ponte em Icaraí

Outra novidade será a nova curva de acesso à Avenida Presidente Roosevelt, localizada em frente ao McDonald’s, para motoristas que vêm da Avenida Quintino Bocaiuva. Essa conexão será feita sem necessidade de parada, exigindo o remanejamento do semáforo e adaptação da ciclovia existente.

Em Icaraí, os trabalhos também avançam com a urbanização das calçadas e a fundação da nova ponte no cruzamento entre a Avenida Ary Parreiras e as ruas Jornalista Irineu Marinho e Lemos Cunha. A obra vai facilitar a conversão à esquerda rumo à Santa Rosa e dar mais fluidez ao trânsito no acesso ao túnel.