Cidades

O futuro indefinido de escola tradicional na Zona Sul de Niterói

"A decisão sobre a venda do imóvel está vinculada à necessidade de nos reposicionar de forma sustentável para os próximos anos."

Miraflores | Arquivo
Miraflores | Arquivo

O tradicional Colégio Miraflores, localizado na Rua Ministro Otávio Kelly, nº 474, no Jardim Icaraí, Zona Sul de Niterói, vai encerrar suas atividades no local após 56 anos de história. A informação foi confirmada em um comunicado aos pais na última sexta-feira (05) falando sobre a questão.

“Nosso desejo era poder compartilhar essa notícia com transparência, cuidado e respeito por toda a nossa comunidade, dentro do tempo e da forma apropriada. Gostaríamos de esclarecer que, de fato, a direção vem avaliando alternativas para garantir a continuidade da nossa proposta educacional em outro local, no bairro de São Francisco.” diz trecho do comunicado.


Nota enviada às famílias

Nossa equipe teve acesso à nota divulgada pela direção do colégio, que diz:

“O Miraflores, ao longo de seus 56 anos de história, construiu uma trajetória sólida (…) A direção vem avaliando alternativas para garantir a continuidade da proposta educacional em outro local, no bairro de São Francisco. Ressaltamos que isso não significa o fim da escola, mas sim a oportunidade de ressignificar sua atuação, mantendo sua essência pedagógica e preparando o novo espaço para acolher nossa comunidade, em um mercado cada vez mais competitivo.”

Reunião marcada com os pais

Na próxima quinta-feira (11), a direção da escola realizará uma reunião para comunicar oficialmente a decisão a pais e responsáveis.

De acordo com uma funcionária, o futuro da nova unidade ainda é indefinido. A nota interna da escola enviada pelo aplicativo aos pais, porém, confirma que há estudos para a instalação em São Francisco.


No espaço deve ser construído um condomínio residencial, mas o projeto ainda está em fase inicial de estudos.

Preocupação dos pais

A notícia pegou muitas famílias de surpresa. Uma mãe que falou ao cidadedeniteroi.com, que preferiu não se identificar, disse à nossa reportagem que a falta de clareza e a indefinição sobre matrículas de 2026 têm gerado ansiedade.

“Já estou procurando outra escola para o meu filho, porque as matrículas já deveriam ter sido abertas. Se eu não conseguir vaga onde desejo colocá-lo, isso será um grande problema. A falta de informação de quando isso vai acontecer é muito ruim. A preocupação dos pais é que está muito em cima e que se fosse para mudar de bairro, já era para ter o projeto pronto, eles não deixam claro de quando vai ser e se vai ser mesmo.”

Pais avaliam que não é simples mudar o bairro da escola de seus filhos, tendo em vista que toda a logística da família muda.


Próximos passos

Com a venda confirmada, a direção do Miraflores afirmou que o reposicionamento da escola busca garantir sustentabilidade para os próximos anos e que a essência pedagógica será mantida. Até o fechamento desta reportagem, a direção não retornou nosso contato oficial.

  • O espaço segue aberto para os devidos esclarecimentos.