
Niterói - O primeiro centro cultural da Zona Norte de Niterói está prestes a se tornar realidade. Em obras desde o ano passado, o Casarão Cauby Peixoto, no bairro do Fonseca, será entregue em novembro, durante as comemorações do aniversário da cidade. O projeto marca uma transformação histórica para a região, com investimento de R$ 16,8 milhões da Prefeitura.
Nesta segunda-feira (28), o prefeito Rodrigo Neves visitou o espaço e afirmou:
“Quero compartilhar com vocês a minha enorme alegria de ver o Casarão Cauby Peixoto, que por tanto tempo esteve abandonado e esquecido, sendo finalmente recuperado e restaurado. Aqui, estamos construindo um teatro com 240 lugares, que será o primeiro Centro Cultural da Zona Norte de Niterói. Convido vocês para a inauguração, que será no mês de novembro. O espaço está simplesmente lindo. Estamos revitalizando toda essa região e, no segundo semestre, também teremos a nova Alameda, que vai valorizar ainda mais o bairro do Fonseca, melhorar a fluidez do trânsito e trazer benefícios para as famílias da região”.

Centro Cultural terá teatro, coworking, brinquedoteca e mais
O novo Centro Cultural Cauby Peixoto reunirá múltiplos espaços voltados à cultura, educação, lazer e inclusão:
- Teatro com 240 lugares
- Biblioteca e sala de leitura
- Brinquedoteca para crianças
- Espaço de coworking
- Salas multiuso e auditório anexo
- Acessibilidade com elevador panorâmico e rampas
- Cafeteria com área própria e cozinha equipada
Obra entra na fase final: veja o que já foi feito
A reforma e restauração, realizada pela Empresa Municipal de Obras (ION), já avançou significativamente:
- Pisos de madeira instalados e em fase de lixamento
- Luminárias internas e sacadas de madeira finalizadas
- Esquadrias em produção e lajotas de barro em restauração
- Rampa de acessibilidade concluída
- Instalação do elevador panorâmico iniciada
Na área externa e no anexo:
- Cozinha da cafeteria pronta e telhado finalizado
- Camarins, banheiros e bilheteria em fase de acabamento
- Escadas, passarelas e rampas estão sendo finalizadas
- Instalações elétricas e hidráulicas concluídas

Homenagem a Cauby e legado para a cidade
O espaço homenageia o cantor Cauby Peixoto, que viveu por muitos anos no Fonseca, e será um símbolo de resgate histórico e inclusão cultural para a Zona Norte.
“Aqui, na Zona Norte, vamos ter um grande presente para a cidade, graças ao trabalho do prefeito Rodrigo Neves. Ele está entregando um Centro Cultural multiuso, que vai abrigar a produção cultural local, além do primeiro teatro público da história da Zona Norte. Esse restauro e essa recuperação do Centro Cultural Cauby Peixoto, tão importante para nossa história, são um grande símbolo. O prefeito também fez questão de homenagear o grande intérprete, que morou por um bom tempo aqui no bairro do Fonseca, na rua São João Águia”, reforçou o secretário das Culturas, Leonardo Giordano.
Impacto para o Fonseca e para toda Niterói
O novo espaço cultural será uma referência para a produção artística da Zona Norte, integrando ações da Prefeitura para revitalizar a região. Em paralelo, a nova Alameda também será entregue no segundo semestre, com melhorias na mobilidade urbana, valorização imobiliária e infraestrutura urbana.