Cidades

Nova interdição em Niterói começa dia (14/07): veja o que muda no trânsito

Veja o que muda no trânsito com as obras de macrodrenagem em Niterói, buscando reduzir alagamentos na Bacia A.

Foto: Leonardo Simplício
Foto: Leonardo Simplício

A Prefeitura de Niterói dará início, no próximo dia 14 de julho, à segunda fase das obras de macrodrenagem da Bacia A de Charitas, na Zona Sul da cidade. Com foco na redução de alagamentos recorrentes, a intervenção acontecerá entre o trecho que vai do restaurante Chalé até o Cemitério de São Francisco. A obra tem investimento total de R$ 13,4 milhões e será executada pela Empresa Municipal de Infraestrutura (ION).

O projeto abrange sete cruzamentos com a Avenida Prefeito Sylvio Picanço, onde há maior incidência de acúmulo de água. A previsão de conclusão é para outubro de 2025.

Mudanças no trânsito: interdições e faixa reversível

Para viabilizar a obra, a NitTrans irá interditar a pista sentido Jurujuba da Avenida Sylvio Picanço, no trecho entre a Praça do Rádio Amador e o restaurante Chalé. Como alternativa, será implantada uma faixa reversível no sentido oposto, garantindo a circulação de veículos leves e pesados.

O trecho estará sinalizado adequadamente, com o apoio da equipe operacional da NitTrans para manter a segurança e a fluidez no trânsito local.

Foto: Leonardo Simplício

Prefeito destaca combate aos alagamentos

O prefeito Rodrigo Neves ressaltou que esta fase da obra é fundamental para a infraestrutura da cidade:

“Entramos numa fase importante dessa obra que vai mudar o cenário de Charitas acabando de vez com os alagamentos. Estamos trabalhando pesado para resolver esse problema que prejudica muitos moradores. A obra da Bacia B foi concluída com sucesso e o resultado final com a Bacia A poderá ser visto muito em breve. Quando as chuvas de verão chegarem, estaremos preparados e com toda a infraestrutura pronta para fazer o escoamento adequado da água. É natural que uma obra desse porte atrapalhe o trânsito, mas pedimos aos moradores a compreensão necessária porque será para o bem de todos”, afirmou.

Detalhes da nova fase da obra

Nesta etapa, serão realizadas escavações para a instalação de travessias na altura do Charitas Aeroclube e da Rua Juiz Alberto Nader. O novo sistema substituirá a drenagem atual, considerada insuficiente para a demanda da região.

As novas galerias pluviais, circulares e retangulares, terão dimensões adequadas às normas técnicas. A principal galeria terá 2,75 metros de base por 1,20 metro de altura, com escoamento direto para a Baía de Guanabara.

Foto: Leonardo Simplício

Moradores aprovam, mas pedem comunicação e organização

Vinícius Amorim, presidente da Associação de Moradores de Charitas, elogiou a obra e reforçou a necessidade de comunicação com os moradores:

“A obra da Bacia B ficou muito boa e não enche mais. A água chegava a entrar dentro do prédio onde eu moro na Rua Eurico Manoel do Carmo. Agora esperamos que resolva e dê tudo certo no trecho dessa obra entre o Chalé e o cemitério. Esperamos também ser comunicados sobre a inversão das ruas para todos os moradores poderem se adequar no trânsito nessa nova fase. Charitas tem ruas pequenas e a obra atrapalha, mas é para o bem da população”

Marinice Machado, vice-presidente do Centro Comunitário de São Francisco, destacou o impacto positivo para toda a região:

“Essas obras de macrodrenagem são importantíssimas para evitar os alagamentos que tanto prejudicam a população, principalmente nas vias principais. Aqui em São Francisco, também temos algumas ruas que precisam de intervenções de drenagem. Acreditamos que a Prefeitura já está atenta a essa situação e que vai providenciar melhorias nas ruas internas do bairro. Será necessário um apoio da NitTrans para organizar a circulação de veículos e garantir a segurança dos moradores”

Foto: Leonardo Simplício

Plano emergencial de mobilidade

Durante a execução da obra, a NitTrans vai operar com plano emergencial de desvio viário, uso de faixa reversível, reconfiguração da sinalização e apoio intensivo das equipes de trânsito.

No sentido Jurujuba, os veículos seguirão pela faixa reversível em mão dupla. Já no sentido Icaraí, o fluxo continuará normalmente pela Avenida Sylvio Picanço. A operação será monitorada em tempo real, com possibilidade de ajustes conforme necessário.

Etapa anterior já foi finalizada com sucesso

A primeira fase da macrodrenagem, concluída em junho de 2024, contemplou 390 metros de rede subterrânea entre as ruas Armando Lopes e Juiz Alberto Nader, com investimento de R$ 7,1 milhões. A etapa incluiu ainda a construção de uma ciclovia no canteiro central e a criação de novas pistas de retorno para veículos.