O terreno onde funcionava a loja de veículos Localiza, no Baldeador, em Niterói, foi desocupado para dar lugar ao tão esperado Terminal Rodoviário do Caramujo. As obras, segundo o governo municipal, devem começar ainda esta semana, com conclusão prevista para maio de 2026.
O espaço, que já não abriga mais veículos da Localiza, teve uma placa anunciando as obras instalada pela prefeitura há três meses, no terreno adjacente às margens da RJ-104. Nesta semana, a movimentação no local foi intensa, com um trator derrubando o muro da antiga loja, unificando o espaço para a construção do novo terminal.
A Prefeitura de Niterói informou que as chaves do terreno, anteriormente ocupado pela loja de veículos, já estão sob a guarda da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), marcando o início de uma nova etapa para a infraestrutura de transporte da cidade.
O projeto
Localizado em um terreno de cerca de 20 mil metros quadrados na RJ-104, o terminal contará com uma infraestrutura moderna e ecológica, incluindo 24 baias que estarão organizadas em quatro plataformas distintas. (Fotos do projeto abaixo)
O design do terminal incorpora uma cobertura modular que utiliza materiais sustentáveis, como madeira e metal, complementados por seções de vidro.
De acordo com a Prefeitura, o projeto inclui várias características ecológicas, como sistemas de coleta de água pluvial para reutilização, painéis solares para geração de energia e iluminação LED.
O terminal não só vai melhorar a mobilidade urbana, mas também promoverá o desenvolvimento local no bairro do Caramujo, oferecendo dois pisos que incluirão lojas variadas, um pequeno mercado, uma área de alimentação e espaços destinados a quiosques.
As instalações serão complementadas por bebedouros públicos, banheiros adaptados, escadas rolantes, elevadores e um espaço para bicicletas com 72 vagas.
O Secretário Municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, destacou que o Terminal Rodoviário do Caramujo representará um dos projetos arquitetônicos mais avançados da região, projetado para atender aproximadamente 20 mil usuários diariamente.
“O objetivo do novo terminal é desafogar o Terminal João Goulart, no Centro, que opera perto da saturação. Os levantamentos das nossas equipes mostram que cerca de 30% dos 1000 ônibus que chegam por dia ao Terminal João Goulart transportam apenas 7% dos passageiros do terminal central. Esses ônibus intermunicipais que chegam ociosos ao Terminal João Goulart serão redirecionados para o Terminal do Caramujo, melhorando também o trânsito de todo o eixo da Alameda São Boaventura até o Centro de Niterói. Os passageiros dos ônibus intermunicipais vão fazer a integração no Terminal do Caramujo e de lá terão linhas diretas em direção ao Centro, Icaraí e outras regiões da cidade”, afirmou o secretário.